terça-feira, 5 de abril de 2011

Prevenção é o foco do “Saúde na Estrada” que começa amanhã(6) na BR 392

Este ano o programa Saúde na Estrada da Ecosul terá a primeira etapa de ações em sintonia com o Dia Mundial da Saúde. Entre os dias 6 e 8 de abril as atividades estarão focadas na prevenção dos motoristas, com exames gratuitos e a promoção de ações de conscientização em três diferentes pontos do Polo Rodoviário de Pelotas. Na quarta-feira(6), das 13h às 17h, a ação será na Praça de Pedágio do Capão Seco, onde profissionais do Serviço Médico e Resgate (SMR) em conjunto com equipe do Hospital Escola UFPel/FAU fazem exames gratuitos de pressão arterial e teses de glicose, auxiliados pela equipe do Laboratório de Análises Clínicas Bio Celeris. Na quinta-feira(7) o ponto de ação será o Posto Ongaratto, no km 12 da BR 392, onde o Saúde na estrada estará entre às 9h30 e 17h. Já na sexta-feira(8) as ações serão na Praça do Retiro, no km 513 da BR 116, em Pelotas com atividades das 13h às 17h.
O objetivo do programa é chamar a atenção dos viajantes para a importância dos cuidados com a saúde, principalmente daqueles que vivem nas estradas e têm vida sedentária. Para analisar as condições dos participantes, integrantes a Faculdade de Nutrição/UFPel estarão prestando avaliação do índice de massa corporal (IMC) dos motoristas e dando orientações dietéticas.
O Programa de Prevenção e Abordagem ao Tabagismo, desenvolvido pela FAU, estará presente para alertar sobre os malefícios do cigarro, além de dispor de dicas sobre como parar de fumar. Para aliviar as tensões a equipe do Serviço de Recreação do Hospital Escola realizará atividades voltadas ao relaxamento do corpo, como exercícios e alongamentos para reduzir a tensão e melhorar a mobilidade corporal dos indivíduos. O SEST/SENAT faz orientação sobre os cuidados com dentes e boca, dando dicas de escovação e informando sobre as possíveis doenças bucais.
A Ótica Luz disponibilizará teste de acuidade visual, enquanto os voluntários da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) participam das atividades distribuindo panfletos sobre as ações destinadas ao apoio das pessoas com câncer que estão em processo de recuperação. A ONG Gesto e ONG GAPA estarão orientando os viajantes sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), prevenção a drogas e álcool e distribuindo preservativos. A primeira nas ações do Capão Seco e Retiro e o GAPA no Posto Ongaratto, onde também terá a distribuição de erva-mate Barão. A Extractus Manipulação e Cosméticos participará das ações na sexta-feira(8) com a distribuição de kits com amostras de produtos desenvolvidos pela farmácia.
O projeto Saúde na Estrada está na décima primeira edição, consolidado como uma importante ação destinada à saúde dos viajantes que trafegam pelas estradas da região sul. A segunda etapa de ações está prevista para agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário