sábado, 23 de agosto de 2014

Morreu nesta madrugada o jornalista Jarbas Plínio de Mello


Foto: Nauro Júnior

O mais antigo cronista do turfe brasileiro faleceu na madrugada deste sábado(23), em Pelotas. O jornalista Jarbas Plínio de Mello morreu aos 87 anos, em casa, em decorrência de câncer, doença contra a qual lutava bravamente nos últimos anos. O velório acontece no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, na Câmara A1 e o enterro está marcado para as 16h de hoje.
Jarbas dedicou sua vida ao turfe. Casado com Celmira Mello, era pai de Jarbas Eduardo Mello e Vera Maria Machado e avô de Luiza e André e bisavô de Maria Eduarda.
TRAJETÓRIA - Durante mais de três décadas trabalhou no Jockey Club de Pelotas (JCP), tendo tido uma colaboração imensurável para divulgação do turfe gaúcho. O jornalista comemorou no ano passado seus 55 anos de atuação no jornal Diário Popular. Sua trajetória profissional começou em 1953, na Rádio Pelotense, depois atuou nas rádios Tupanci, Cultura, Universidade, voltando para a Cultura onde encerrou as atividades em 2008.

Jarbas dedicou sua vida a disseminar os encantos do turfe aos quatro cantos, mesmo durante as fases mais complicadas da sua doença. Na ocasião em que o JCP esteve fechado, em 2011, não deixou de escrever a sua coluna no jornal Diário Popular. O mundo turfista perde um grande colaborador.

Redação: Gabriela Mazza

terça-feira, 15 de julho de 2014

Exposição Expedição Fucamérica começa amanhã(16) no EADB


Com uma câmera na mão e um sonho na cabeça o fotógrafo Nauro Júnior apresenta a partir de amanhã o resultado das duas primeiras incursões do seu projeto pessoal intitulado Expedição Fucamérica. A exposição de fotos e vídeos será aberta a partir das 19h, no Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB), onde permanece até 31 de julho.
A mostra retrata os principais momentos das duas primeiras aventuras do seu projeto, onde pretende percorrer a América do Sul a bordo de um fusca, registrando os encantos e o cotidiano dos países do Mercosul. “No ano passado dei início ao projeto com a travessia entre a Praia do Cassino e a Barra do Chuí pela praia”, conta. A viagem teve como parceiros o fotógrafo Patrick Rodrigues - copiloto do Fusca, e Ney Lucas - a bordo de uma Toyota Bandeirantes. Na ocasião, além da imensidão da maior praia do mundo, eles registraram a descoberta de um osso de baleia, pelo artista plástico Hamilton Coelho. “Ajudamos a desenterrar e colocar na caminhonete, até ser transportado ao seu atelier”, relembra. A beleza da imensidão da maior praia do mundo pode ser vista nos registros dos fotógrafos em diferentes momentos e luzes do dia.
A segunda viagem de Nauro com o Fusca aconteceu recentemente, e teve como parceiro o editor de imagens Caio Passos. Os dois partiram de Pelotas para Montevidéu na sexta-feira que precedia o jogo do Uruguai nas quartas de final da Copa do Mundo. “Nossa ideia era acompanhar a reação do povo uruguaio durante o jogo e sentir o clima do país”, revela. Depois de nove horas de viagem durante toda a madrugada, a dupla aportou em Montevidéu e registrou uma cidade ansiosa por defender o ídolo Luis Suárez. “Desde máscaras do jogador, até faixas de apoio, tudo demonstrava o apoio do povo a Suarez, recém cortado da Copa”, relata Nauro. Depois de tentarem entrevistar o presidente Pepe Mujica os aventureiros partiram para Punta del Este e percorreram os principais pontos turísticos antes do retorno à Pelotas.
A exposição traz também fotografias de pessoas que posaram ao lado do famoso Fusca. Desde o poeta Fabrício Carpinejar, passando por amigos, familiares, estrangeiros que pediam para tirar fotos, até o mecânico responsável pela “saúde” do veículo. “A ideia desta exposição é mostrar o resultado desta primeira parte do projeto e também homenagear este carro que figura no imaginário de todo mundo, já que todo mundo tem uma boa história de Fusca para contar”, resume. A exposição tem o patrocínio da Digital Foto Arte, que apresenta nas ampliações os materiais mais modernos em termos de fotografia do momento. Também apoiam a Expedição Fucamérica a Abastecedora Paulo Moreira, Marvel Veículos e Nativu Design.

Serviço:

Exposição da Expedição Fucamérica
De 16 a 31 de julho
Visitação de 2ª a 6ª feira das 10h às 19h
Entrada franca

Local: Espaço de Arte Daniel Bellora (Rua Três de Maio, 1005 – Esquina Andrade Neves – Pelotas/RS)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mostra Povoando no Espaço de Arte Daniel Bellora

Com abertura nesta terça-feira (13) às 19h, a mostra Povoando, de Felipe Povo, estará no porão de exposições do Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB) até o dia 03 de junho. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10 às 13h durante a manhã, e das 14 às 20h no período da tarde. “As obras do Povo chamam a atenção pela profundidade e identidade que ele apresenta”, comenta Tânia Bellora, que administra a galeria.

As salas apresentam desenhos, pinturas e até esculturas feitas por Felipe Povo. Nascido em Porto Alegre, mora em Pelotas onde se formou em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Quando fui convidado nem tinha todas as obras prontas, mas to sempre produzindo porque eu gosto, nem que seja pra mim mesmo”, explica o artista. Na mostra, é possível identificar os traços característicos e elementos do seu conceito artístico. “Acho que da pra identificar na mostra o que a arte que eu faço significa pra mim”, resume Povo, que também trabalha com grafite de rua e atualmente ministra Oficina de Grafite em Herval com o apoio da prefeitura local. “A arte que eu faço é pra rua, pras pessoas que não precisam estudar arte pra entender a obra”, define.

O EADB fica na Rua Três de Maio, 1005, na esquina com a Rua Andrade Neves. Mais informações: (53) 3303-0675.

 
 
Mostra Povoando
Quando: De 13/maio a 03/junho
Onde: Espaço de Arte Daniel Bellora – Três de Maio, 1005 (esq. com Andrade Neves).
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, e das 14h às 20h.
 

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Feira das Mães do Feltro & Pano no EADB

O bazar do Atelier Feltro & Pano apresenta até o dia 9 de maio criativas sugestões de presentes para as mães no Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB). Feitas artesanalmente, com o cuidado que toda mãe merece, as peças são criadas a partir da composição de tecidos e têm foco no aconchego do lar. De acordo com a artesã Mara Goreti de Quadros, proprietária da Feltro & Pano, a mostra oferece desde artigos de decoração até acessórios para cozinha, cama, mesa e banho. As peças são produzidas a partir de técnicas como patchwork e patch-apliquê, misturando tecidos e feltro. “O objetivo do bazar é celebrar essa data tão significativa para as mães com sugestões de presentes carregados de afeto”, resume.

CRIATIVIDADE - Mara teve seu primeiro contato com tecidos e agulhas aos 14 anos, ajudando a mãe que era costureira. Mesmo trabalhando durante 30 anos como funcionária pública, nunca deixou de lado o oficio que herdou do talento materno. “Paralelamente eu desenvolvia peças artesanais e depois de alguns anos decidi abrir meu o atelier”, conta. Para compor peças criativas a artesã busca inspiração no cotidiano, onde observa situações de encantamento. “As ideias surgem e uma coisa puxa a outra até que eu possa ver a composição de peças”, conta. Para os interessados em visitar o bazar o EADB conta com amplo espaço na galeria onde o bazar está montado, além de uma cafeteria onde são oferecidos diferentes opções de lanches e cafés em ambiente agradável e com internet grátis. O EADB está localizado na rua Três de Maio, 1005 (esquina Andrade Neves). Mais informações pelos telefones (53) 3303.0675 ou 9982.8808.

Serviço:
Bazar das Mães do Atelier Feltro & Pano
Onde?
Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB)
Rua Três de Maio, 1005 (esquina Andrade Neves)

Quando?
De segunda a sexta-feira(10), das 15h às 20h

terça-feira, 15 de abril de 2014

Oficinas de cerâmica e patchwork no EADB

Seguem abertas as inscrições para oficinas no 1º Encontro das Artes EADB realizado pelo Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB). Na próxima semana começam as oficinas de Patchwork, com Mara Quadros, do Ateliêr Feltro e Pano. As aulas ocorrem nos dias 23 e 25 de abril, das 14h às 17h (turma II) e também nos dias 14 e 16 de maio, no mesmo horário (turma III). "São oficinas de patchwork em diferentes níveis e com confecção de peças artesanais durante as aulas", destaca Mara.
 
 
No dia 28 de abril a artista Maria da Graça Antunes ministra oficina de cerâmica, das 14h às 18h. Durante a aula será confeccionada uma peça simples de cerâmica, que será decorada com engobe ou argila de cor diferente, sendo posteriormente queimada a 998°C e entregue para o autor do trabalho."O tempo entre a confecção, secagem e queima será de aproximadamente 20 a 30 dias, dependendo das condições de umidade do ar", explica Graça. Ela informa ainda que a inscrição dá direito ao material para utilização na oficina: argila, engobes. Pincéis e ferramentas próprias para a cerâmica e estarão à disposição para o uso na oficina.
 
 
As inscrições para as atividades, que fazem parte do 1o Encontro das Artes do EADB estão abertas, na rua Três de Maio, 1005 (esq. Andrade Neves), das 10h às 13h e das 14h às 20h e mais informações disponíveis pelo telefone (53) 33303-0675.

EXPOSIÇÃO – De 16 de abril a 09 de maio o EADB estará com a Mostra Mar: Expressão de Liberdade, exposição da artista Cristina Bicca. A mostra tem visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 20h.

segunda-feira, 17 de março de 2014

1º Encontro das Artes do EADB oferece oficinas com diferentes artistas

Imagine trabalhar as suas habilidades de escrita com a poeta Angélica Freitas, ou desvendar os mistérios da narrativa em quadrinhos com Odyr Bernardi. Ao lado de Helena Badia (arte postal), Maria da Graça Antunes (cerâmica), Mara Quadros (patchwork) e Cristina Bicca (desenho) eles formam o time de oficineiros do “1º Encontro das Artes” promovido pelo Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB) entre os meses de março e maio. A ideia é levar ao público diferentes opções de oficinas, ocupando o espaço do EADB com uma verdadeira imersão criativa. As inscrições começam hoje, das 15h às 20h e segundo a proprietária Tânia Bellora, a iniciativa deve ocorrer anualmente, tornando-se uma referência no segmento. “Pensamos em ao final das oficinas apresentar a produção dos alunos no EADB, numa miscelânea de criação, como forma de estimular à produção da arte de cada um”, avalia Tânia, que também administra o espaço.

 
 
 
OFICINASAngélica Freitas oferece oficinas para iniciantes e avançados. Serão cinco encontros, a começar no dia 21 de março, sempre às sextas feiras, com duração de 2h30 e as turmas terão no máximo oito alunos. 

Cristina Bicca ministra aulas de desenho entre os dias 25 de março e 15 de maio, totalizando 15 encontros e uma carga horária de 30 horas/aula.

Na oficina de cerâmica de Maria da Graça Antunes o aluno deverá confeccionar uma peça, que será decorada com engobe ou argila em uma aula cm carga horária de quatro horas/aula.

Para os interessados em patchwork a artesã Mara Quadros terá oficinas para alunos de diferentes níveis, com variadas turmas, possibilitando a confecção de peças artesanais durante as aulas.
 
A arte postal de Helena Badia terá uma única turma, com data a ser definida, no mês de abril, para até dez alunos.

Já a oficina de Desenho e Narrativa para quadrinhos, de Odyr Bernardi, terá três encontros, com duração de duas horas, em turmas de até oito pessoas.

Cada oficina possui uma carga horária diferente, assim como os valores de inscrição. “Nossa intenção é ocupar estes meses iniciais do ano com múltiplas opções ao público, oferecendo a interatividade com estes artistas fantásticos que nossa cidade dispõe”, explica Tânia Bellora. O EADB fica na rua Três de Maio, 1005 (esquina Andrade Neves) e mais informações podem ser obtidas das 15h às 20h pelo telefone 3303.0675.

 
 
Serviço:

OFICINAS OFERECIDAS:
Poesia, com Angélica Freitas;
Desenho, com Cristina Bicca;
Cerâmica, com Maria da Graça Antunes
Patchwor, com Mara Quadros
Arte postal, com Helena Badia
Desenho e Narrativa para Quadrinhos, com Odyr Bernardi

Inscrições e informações:
Direto no EADB (rua Três de Maio, 1005 - esquina Andrade Neves), das 15h às 20h.
Mais informações: (53) 3303.0675.