segunda-feira, 18 de julho de 2011

Revista Ecosul destaca museus da região


A nova Revista Ecosul apresenta a diversidade de museus da região sul na edição de julho/agosto da publicação. A matéria de capa apresenta uma sugestão de roteiro para quem viaja pelo Pólo Rodoviário de Pelotas. Para traduzir um lugar com fidelidade é preciso conhecer a essência de sua memória, por isso a matéria de capa apresenta depoimentos como o da advogada pelotense Marilene Bohmer, que elegeu o Museu da Baronesa  para apresentar a cidade ao namorado francês, Pierre Barre. “Quando estive na França ele me levou ao Louvre e agora retribuo mostrando um pouco da história da minha cidade”, contou Marilene. Para Pierre, que vive na cidade de Tours - conhecida pelos belos castelos que caracterizam o lugar – visitar uma cidade que traz na história os traços europeus é muito aconchegante. “Começamos pelo museu, local que é ponto de partida para visitarmos os demais pontos turísticos da cidade”, disse Pierre.   
De acordo com dados do Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), órgão da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 330 museus estão cadastrados. No Guia de Museus, a região do Polo Rodoviário de Pelotas está na 7ª região museológica, que abrange as cidades do litoral sul e sudeste da metade Sul, e conta com um total de 58 museus, sendo que destes, 36 são cadastrados no SEM. Para os adoradores da arte contemporânea o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo também é roteiro obrigatório. Em São Lourenço do sul o foco é a cultura dos imigrantes que povoaram o local e hoje integram o acervo do Museu Histórico de São Lourenço do Sul, e Casa Hartmeister, no Caminho Pomerano.
Ainda nesta edição a história de Hugo Munchow que aos 84 anos é um exemplo de vida nas estradas. Com 63 anos ao volante, ele conta a história do menino que sonhou em ser caminhoneiro e em seis décadas de trabalho nas estradas nunca sofreu um único arranhão. A Revista Ecosul tem tiragem de 12 mil exemplares e é distribuída gratuitamente nos SAUs da Ecosul na BR 116 e BR 392.


Nenhum comentário:

Postar um comentário