quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Obra da nova ponte sobre o Arroio Passo do Pinto está em andamento na BR 116

      A Ecosul dá início a uma nova fase de trabalhos na ponte sobre o Arroio Passo do Pinto, no km 469, da BR 116, em São Lourenço do Sul. Após a aprovação do projeto executivo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e da obtenção das licenças ambientais, a concessionária informa que começa a demolição da estrutura remanescente para o imediato início da nova obra de arte, maior e mais alta que a anterior. A nova ponte será construída com recursos do pedágio, e o período de execução de toda a obra deverá durar seis meses, sendo sua conclusão prevista para o final de janeiro de 2012.
O gerente de engenharia da concessionária, Ubajara Lopes Bastos informa que a ponte terá 75 metros de comprimento e 11,50 metros de largura. “A nova estrutura também será cerca de 4 metros mais alta”, detalha. A ponte anterior, que teve parte de sua estrutura levada pela enxurrada de março, tinha 52 metros de comprimento e 10,20 metros de largura. Ele salienta que com o novo projeto será preciso aumentar os aterros existentes em altura e extensão, com o objetivo de encaixar a pista existente na nova estrutura. “Estes aterros serão ampliados cerca de 200 metros para cada lado”, explica.
        As etapas de execução do projeto estrutural estão em pleno andamento e o engenheiro informa que já foram confeccionadas as 15 vigas de concreto pré-moldadas que servirão como base da superestrutura da obra para apoio da laje da nova pista de rolamento. “Estas vigas foram produzidas em Porto Alegre e estão aguardando a execução das fundações e pilares para serem transportadas até o local da obra”, complementa.
        FASE OPERACIONAL – Durante a obra da nova estrutura, paralelamente será executado o prolongamento do atual desvio para que os novos aterros (mais altos) sejam executados sem interferir diretamente no fluxo de veículos. Com o objetivo de garantir a fluidez de tráfego naquele trecho da BR 116, o Setor de Operações da Ecosul estará sinalizando o local e orientando os motoristas das alterações executadas. “Este desvio prolongado deverá ser utilizado a partir do final de novembro, ficando em operação até o término da obra previsto para final de janeiro”, ressalta o gerente de atendimento ao usuário, Elio Nogueira. 
HISTÓRICO – Parte da ponte sobre o Arroio Passo do Pinto foi levada pela enxurrada que atingiu a região em março. Com a intenção de restabelecer o tráfego o mais rápido possível a Ecosul construiu rapidamente um desvio emergencial, enquanto os trâmites legais para construção de uma nova estrutura tinham andamento. Este desvio emergencial, inicialmente com cerca de 180 metros de extensão, recebeu cerca de vinte mil toneladas de pedras, pavimentação e completa sinalização, além da execução de um bueiro triplo celular de concreto (3 m x 1,50 m). No local foi instalada uma câmera de monitoramente disponibilizando aos usuários o acesso das imagens através do site da concessionária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário