segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Moviola Filmes e os frutos de uma contínua produção

Lançamento do primeiro longa-metragem é resultado da experiência da produtora

O mês de outubro será simbólico para Moviola Filmes e marca um grande avanço na trajetória da produtora. Ontem(2) estreiou no Uruguai a minisérie La Huella de Sepé, gravada parcialmente no Brasil, em uma coprodução entre a Moviola Filmes, de Pelotas, e a Antídoto Filmes, de Montevidéu. Na mesma semana acontece a estreia do filme O Liberdade, às 20h de quinta-feira(6), no Theatro Guarany, com entrada franca. O primeiro longa-metragem da produtora é o resultado de um amadurecimento do trabalho que vem sendo feito pela equipe, desde 2007, quando quatro cabeças colocaram suas ideias em prática e literalmente, com uma câmera na mão, decidiram experimentar no campo cinematográfico.
Depois de aperfeiçoar alguns projetos, em 2010 o curta-metragem Marcovaldo sinalizou que o grupo estava no caminho certo. A participação no Festival de Cinema Sul-Americano, em Marselha, na França, no 13º Rencontres Du Cinema Sud-Américain de Marseille et Région rendeu o Prêmio do Público para curta-metragem. Marcovaldo levou também o Prêmio Especial do Júri Jovem, concorrendo com outros sete curtas da América do Sul. “Realizamos o filme sem patrocínio, nem lei de incentivo. Porém, contamos com uma equipe de 80 pessoas, com o apoio de diversas entidades locais, e o curta foi realizado também como projeto de extensão da UFPel”, observa a diretora Cíntia Langie.
O curta não parou por aí e seguiu fazendo carreira nos festivais do Brasil e do mundo, onde recebeu prêmios como o de Melhor Fotografia, em Petrópolis (RJ), Menção Honrosa em Fernando de Noronha (PE), Melhor curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas (PA), Melhor curta-metragem pelo voto do público e Menção Honrosa pela sensibilidade e pelos enquadramentos no 8º OberáenCortos, da Argentina e Melhor Música, na Mostra Gaúcha do 39º Festival de Cinema de Gramado de 2011.

Como nasceu O Liberdade
 O novo projeto da equipe é o documentário O Liberdade, que retrata a alma do mais tradicional reduto de choro de Pelotas.  Em 2008, Cíntia Langie e Daniela Pinheiro decidiram documentar o bar, para deixar registrado em vídeo um pedaço da história da cidade. “Os músicos, dançarinos, público, e a atmosfera de simplicidade e paixão que existe lá dentro - uma coisa cada vez mais rara nos dias de hoje - é algo que encanta”, observa Cíntia. Essa primeira tentativa de realizar o filme sobre o bar acabou virando pesquisa para um novo roteiro, que foi inscrito em 2010 no ProCultura e aprovado. Com direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, direção de fotografia de Alberto Alda e direção de Arte de Bianca Dornelles, o projeto aprovado no ProCultura começou a ser executado em fevereiro de 2011. O foco do roteiro é mostrar não somente o que ocorre no bar, mas levar os personagens a outras locações, retratando a cidade, seus recantos, suas paisagens. As gravações ocorreram nos meses de março e abril e o filme, pensado inicialmente como média metragem, virou um longa-metragem. O público poderá conferir o resultado na próxima quinta-feira, no Theatro Guarany, com entrada franca.

*confirma matéria especial sobre o filme na quinta-feira(6) no caderno Zoom, do Diário Popular.

Minisérie produzida em parceria estreia no Uruguai

            A estreia da minisérieLa Huella de Sepé, gravada parcialmente no Brasil em uma coprodução entre a Moviola Filmes, de Pelotas, e a Antídoto Filmes, de Montevidéu é mais um passo importante a ser comemorado. Em oito capítulos, a série será exibida pelo canal TNU - Televisão Nacional do Uruguai em horário nobre. Trata-se de um documentário bastante inovador e experimental, que mistura ficção e os registros reais de uma trupe de teatro que pesquisa a trilha do último Cacique Charrua, que viveu no Uruguai, Sepé Polidoro. Segundo o diretor da Moviola Filmes, Rafael Andreazza, a coprodução aconteceu após o contato dos cineastas uruguaios, no começo do ano. “Depois de acertada a parceria providenciamos as autorizações da Ancine para a gravação de obras estrangeiras e realizamos toda a produção da minisérie no Brasil”, explica Rafael.
A série conta a história  de três atores que buscam informações sobre Sepé Polidoro com a finalidade de fazer a montagem de uma peça teatral. Considerado um herói da Banda Oriental, o Cacique Sepé Polidoro também participou da Guerra dos Farrapos. No decorrer da investigação, guiados por distintos relatos e crônicas históricas, a trupe ultrapassa a fronteira Brasil-Uruguai em busca de informações sobre o Cacique. O oitavo capítulo da minisérie tem cenas gravadas em tradicionais pontos de Pelotas, como o Café Aquários, o Hotel Rex e Praça Coronel Pedro Osório. O documentário segue o rastro de Sepé Polidoro passando por Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Porto Alegre e Rosário do Sul. “A produtora explorou uma linguagem limítrofe entre o documentário e a ficção, e o resultado é instigante”, comenta Rafael. Ele conta que com a interação das duas produtoras cinematográficas surgiram planos de exibir a série no Brasil, além de outros projetos de coprodução Brasil-Uruguai. “Estamos abertos a propostas de exibição no Brasil, já que é um documentário bastante inovador”, resume. Os trailers da série La Huella de Sepé estão disponíveis em http://www.youtube.com/lahuelladesepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário