O curta-metragem Marcovaldo, produzido pela Moviola Filmes, ganhou o prêmio de Melhor Direção no III Festival de Cinema da Fronteira, em Bagé. O filme dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza retrata vinte e quatro horas na vida de um trabalhador comum. A realidade que, apesar de cotidiana, nem todos percebem é traduzida na atuação de Alexandre Mattos e Renata Pinhatti. O curta foi produzido em 2010 e fez excelente carreira pelos festivais, mundo afora. O curta é uma realização independente da Moviola Filmes, e foi feito como projeto de extensão do curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel, envolvendo alunos e técnicos da universidade na produção.
Durante os últimos meses o filme participou de dezenas de festivais no Brasil, França, Argentina, Uruguai, Itália e Bolívia, recebendo diversos prêmios. Um belo exemplo foi a participação no Festival de Cinema Sul-Americano, em Marselha, na França, no 13º Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région. Os franceses aplaudiram o filme de pé e o resultado foi o Prêmio do Público para curta-metragem além do Prêmio Especial do Júri Jovem, concorrendo com outros sete curtas da América do Sul. Marcovaldo seguiu fazendo carreira nos festivais do Brasil e do mundo, onde recebeu prêmios como o de Melhor Fotografia, em Petrópolis (RJ), Menção Honrosa em Fernando de Noronha (PE), Melhor curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas (PA), Melhor curta-metragem pelo voto do público e Menção Honrosa pela sensibilidade e pelos enquadramentos no 8º Oberá en Cortos, da Argentina e Melhor Música, na Mostra Gaúcha do 39º Festival de Cinema de Gramado de 2011.
Ficha técnica:
Direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza. Com Alexandre Mattos e Renata Pinhatti. Fotografia de Alberto Alda, arte de Bianca Dornelles e Iná Grabin; produção de Simone Langie; som direto de Lauro Maia e Davi Mesquita; imagens de Felipe Campal e trilha original de Eduardo Varela, Davi Mesquita, Zé Menna e Tato Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário