domingo, 28 de outubro de 2012

Integrantes do projeto social “Sacada para o Futuro” jogam a final do Torneio da Primavera



Inclusão é a marca do projeto que já revela novos talentos do tênis

O “Sacada para o Futuro”, da Ecosul, começou como estímulo a um esporte pouco acessível para a maioria dos brasileiros e já revela novos talentos no tênis. Quatro integrantes deste projeto de inserção social estão  nas quadras do Dunas Clube hoje(28), ás 16h30, jogando a final de um dos mais tradicionais torneios de tênis da região, o Torneio de Primavera.  Igor Duarte, Felipe Ribeiro Antoarte, Pierre Silveira e João Pedro Aldrigue formam as duas duplas que depois de se classificarem nas disputas de ontem a tarde, estarão demonstrando tudo que aprenderam desde março nesta iniciativa que visa a inclusão através do esporte.
As duplas são formadas por Igor e Felipe e Pierre e João Pedro. Alunos da Escola Municipal Independência, no bairro Três Vendas, eles integram o grupo de crianças que participa do projeto, com aulas duas vezes por semana, na sede da concessionária, sob o comando do professor Ricardo Hadler, o Foguinho. Segundo o professor, os quatro jogadores foram escolhidos a partir do desempenho que apresentaram no Torneio Clube Brilhante, realizado no último final de semana e onde conseguiram vitória individual nas partidas que jogaram. Esta foi a primeira vez que os meninos do “Sacada para o Futuro” entraram em quadra para competir e já mostraram que tem talento para o tênis. O jovem Felipe chegou à final do torneio na categoria iniciante e venceu de virada com o placar de 9X7 a final do campeonato. Ele perdia a partida por 5X7, quando virou e sagrou-se campeão.
Garra, determinação e talento não faltam para os meninos que descobriram na prática do tênis um estímulo para novos horizontes. De acordo com o professor Ricardo Hadler, a ideia inicial era buscar a inclusão social a partir da prática do tênis, mas o desempenho dos participantes superou as expectativas. “Não temos prioridade em formar jogadores profissionais e sim passar valores de respeito e amizade no esporte”, resume. Mas a surpresa nas quadras fez com que os horizontes do esporte os levassem para mais adiante. “Quando os vi em quadra, me surpreendi vendo que alcançamos mais que isso, eles tiveram confiança em seu potencial e superaram o medo de competir”, conta Hadler. Ele ainda destaca que esta é a primeira vez que um projeto social nesta área, com crianças de escolas públicas de Pelotas, participa do Torneio de Primavera.
Para o coordenador do projeto, Guilherme Goldani o resultado é muito gratificante. “É um orgulho imenso para a Ecosul ver um projeto que iniciou em março já colher resultados tão rapidamente”, destaca. Segundo ele, a ideia de inclusão social vem crescendo a cada dia. “Acompanhar o desenvolvimento das crianças, tanto na prática do tênis como na educação do trânsito, tem sido recompensador e nos motiva ainda mais a levar nossa responsabilidade social adiante”, resume.
APOSTA - O campeão do Torneio do Brilhante, Felipe Ribeiro Antoarte, tem 14 anos e se diz orgulhoso por ter chegado às quadras. “Para mim é muito bom, porque foi difícil conseguir aprender a jogar, eu nem sabia pegar a raquete direito e agora estou competindo”, comenta Felipe.  Assim como ele, os demais colegas que participam do Torneio de Primavera recebem atenção especial na Escola Municipal Independência, onde estudam. “Eles são a sensação do momento”, brinca o treinador Hadler.
PROJETO – O “Sacada para o Futuro” é um projeto de responsabilidade social da Ecosul. Lançado em março deste ano, a iniciativa oferece oportunidades de acesso ao esporte, desenvolvendo atividades físicas e educativas, em turnos extras aos da escola. Os treinos ocorrem duas vezes por semana, divididos em uma hora de atividade esportiva e uma hora de atividade educacional voltada a educação no trânsito. O tenista Carlos Alberto Kyrmair é o padrinho do projeto.

 
Gabriela Mazza
Jornalista - MtB: 9838

Nenhum comentário:

Postar um comentário