segunda-feira, 21 de maio de 2012

Marcovaldo é premiado em Portugal

Premiação do curta pelotense aconteceu no FESTin 2012

O sucesso do curta-metragem “Marcovaldo”, produzido pela Moviola Filmes em 2010 continua rendendo frutos além mar. A produção ganhou o prêmio de melhor curta-metragem da terceira edição do  Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin 2012), realizado de 9 a 16 de maio no tradicional Cinema São Jorge, em Lisboa. O curta dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza dividiu os louros com “Todos os Balões vão para o céu”, de Frederico Cabral. As menções honrosas da categoria foram para produção moçambicana “A Ponte”, de Diana Manhiça, e “A Revolução nos Rabelados”, do realizador cabo-verdiano Mário Benvindo Cabral. Já “A Fábrica”, do realizador brasileiro Aly Muritiba, foi escolhido o curta preferida pelo público.
O júri do festival era formado por Alberto Rui Machado (Cabo Verde), Andrea Paola Costa Prado (Brasil), António Escudeiro (Portugal), José Carlos de Oliveira (Portugal) e Valdemar Dória (São Tomé). O FESTin é produzido pela Padrão Actual, com co-produção da Fundação Luso-brasileira e da EGEAC – Cinema São Jorge. Surgiu em 2010, por iniciativa de duas brasileiras, Léa Teixeira, Adriana Niemeyer, e do português Victor Serra, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.
Na categoria longa-metragem o prêmio foi para o filme “Febre do Rato”, do brasileiro Cláudio Assis. Os filmes brasileiros “Trampolim do Forte”, de João Rodrigo Mattos, e “Amor?”, de João Jardim, foram agraciados pelo júri com menções honrosas.
PREMIAÇÃO –  O filme já participou de dezenas de festivais no Brasil, França, Argentina, Uruguai, Itália e Bolívia, recebendo diversos prêmios como no Festival de Cinema Sul-Americano, em Marselha, na França, no 13º Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région. Também recebeu prêmio como Melhor Fotografia, em Petrópolis (RJ), Menção Honrosa em Fernando de Noronha (PE), Melhor curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas (PA), Melhor curta-metragem pelo voto do público e Menção Honrosa pela sensibilidade e pelos enquadramentos no 8º Oberá en Cortos, da Argentina e Melhor Música, na Mostra Gaúcha do 39º Festival de Cinema de Gramado de 2011.  Recentemente foi agraciado com o prêmio de Melhor Direção, no III Festival de Cinema da Fronteira, em Bagé. Além de festivais o filme teve diversas exibições em mostras não competitivas, cineclubes, escolas públicas e privadas, onde inclusive virou material didático.

Ficha técnica:

“Marcovaldo” tem a direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza. Com Alexandre Mattos e Renata Pinhatti. Fotografia de Alberto Alda, arte de Bianca Dornelles e Iná Grabin; produção de Simone Langie; som direto de Lauro Maia e Davi Mesquita; imagens de Felipe Campal e trilha original de Eduardo Varela, Davi Mesquita, Zé Menna e Tato Ribeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário