segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Começa mobilização para obra de manutenção da Ponte do Retiro na BR 116

A Ecosul deu início esta semana à mobilização para a obra de manutenção da Ponte do Retiro, sobre o Arroio Pelotas, localizada no km 511 da BR 116, em Pelotas. Primeiramente será organizado o canteiro de obras para dentro de 20 dias iniciarem as intervenções estruturais. De acordo com o Gerente de Engenharia da concessionária, Rodrigo Rodrigues, será feito um reforço em três blocos de fundação da estrutura com a confecção de 24 estacas do tipo raiz. “A manutenção é uma operação para garantir a integridade da estrutura e preservá-la da deterioração do tempo e das intempéries”, complementa o engenheiro.
Uma das intervenções previstas é o reforço nas paredes laterais da estrutura da ponte, substituindo os atuais guarda-corpos por barreiras rígidas de concreto. O engenheiro explica que esta substituição proporcionará mais segurança aos motoristas contra possíveis colisões.  “Também faremos o tratamento de juntas e fissuras da estrutura de concreto”, avisa. O cronograma de atividades ainda prevê a pintura em toda estrutura para prevenção da ação de intempéries como oxidações devido a infiltrações provenientes de águas das chuvas. “A concessionária mantém hoje uma rotina de inspeções regulares em todas as pontes dos 624 quilômetros do Polo Rodoviário de Pelotas, e manutenções adequadas para garantir e prolongar a vida útil das estruturas”,complementa o engenheiro.
A estimativa de conclusão da obra é de 10 meses após a mobilização. Durante estes meses um sistema especial de sinalização estará montado para viabilizar o tráfego no local. “Estaremos orientando os usuários com o sistema pare e siga, com interrupção parcial da pista, e orientação por semáforo”, informa o gerente de atendimento ao usuário, Elio Nogueira. Ele explica que serão disponibilizadas viaturas de monitoramento constantemente.  “Avaliaremos a fluidez do tráfego para controlar os tempos de interrupção de pista, minimizando o impacto causado pelos bloqueios parciais de pista”, complementa Elio.
Além destas medidas, os Painéis de Mensagem Variável (PMV´s) estarão instalados nos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Retiro e na Praça de Pedágio do Cristal, na BR 116. “Dessa forma iremos abranger ambos os sentidos alertando aos usuários sobre a obra”, salienta. Segundo ele, diversos meios de comunicação serão utilizados para informar aos motoristas sobre a manutenção e o esquema de tráfego no local. “Estaremos divulgando através das mídias sociais (twitter), site da concessionária e através de informações em rádios da região”, observa.
A Ponte do Retiro foi construída na década de 40, quando o tráfego de veículos era inferior aos dias de hoje, assim como a carga exposta pelos caminhões. Após a fase de manutenção estrutural as equipes de engenharia fazem o recapeamento asfáltico e execução de nova sinalização horizontal e vertical.

Serviço:

O que?
Obra de manutenção e reforço na Ponte do Retiro

Onde?
No km 511 da BR 116, em Pelotas (ponte sobre o Arroio Pelotas)

Duração? 10 meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário