quinta-feira, 25 de abril de 2013

Caravana Cinema no Extremo Sul encerra domingo(28) em Piratini


A última parada da Caravana Cinema do Extremo Sul acontece na capital farroupilha. Depois de percorrer 11 cidades da região sul durante o mês de abril, a sessão de encerramento acontece domingo(28), às 19h, em frente ao Palácio da República Riograndense, em Piratini. A Moviola Filmes estará apresentando os filmes Marcovaldo (curta-metragem, 2010) e o documentário O Liberdade (longa, 2011) – ambos produzidos e gravados em Pelotas. Após as exibições a equipe da produtora participará de debates com o público presente. “Estaremos dando acesso à exibição de filmes produzidos na região sul reforçando assim a identidade local e democratizando o acesso ao cinema”, salienta o diretor Rafael Andreazza, da Moviola Filmes.
O motor home com a identificação da Caravana de Cinema transporta toda infraestrutura necessária para que as exibições aconteçam a céu aberto, gratuitamente, em praças e ruas das cidades eleitas. “Temos tido uma receptividade incrível nas cidades por onde passamos”, salienta Rafael. O público está convidado a levar o seu chimarrão e uma cadeira de praia para prestigiar este interessante momento de lazer e entretenimento.

CULTURA ITINERANTE - Desde o dia 5 de abril o grupo já passou por Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Mostardas, São José do Norte, Bagé, Aceguá, Quarai, Santana do Livramento, São Lourenço do Sul e Canguçu. “A Caravana passa pelas cidades durante os finais de semana”, explica. Além das mostras, a produtora também está gravando um documentário durante toda viagem. Para diretora da Moviola, Cíntia Langie, a passagem da Caravana contribuirá para a formação de público em cidades carentes de cinemas ou com poucas possibilidades de assistir as produções de cinema. “A interatividade que teremos com o público ao final de cada exibição proporciona uma maior proximidade e a possibilidade de detalharmos o processo de produção de um filme”, avalia. Na região da Campanha A Caravana terá cobertura total nas mídias sociais, em tempo real e através do site da Moviola Filmes (moviolafilmes.com). O projeto tem a intenção de difundir cinema em praças ou locais a céu aberto e conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Felipe Campal / Moviola Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário