terça-feira, 16 de abril de 2013

Caravana de Cinema do Extremo Sul estará em Aceguá e Bagé




Foto: Felipe Campal

Prepare-se, a Caravana de Cinema do Extremo Sul está chegando, com cinema ao ar livre e acessível a todos com sessão na quinta-feira(19) em Aceguá e na sexta-feira(19) em Bagé. As exibições acontecem, às 19h, no Canteiro Central de Aceguá e na Praça dos Esportes de Bagé. O projeto está percorrendo 12 cidades da região sul durante o mês de abril. A Moviola Filmes estará apresentando os filmes Marcovaldo (curta-metragem, 2010) e o documentário O Liberdade (longa, 2011) – ambos produzidos e gravados em Pelotas. Após as exibições a equipe da produtora participará de debates com o público presente. “Estaremos dando acesso à exibição de filmes produzidos na região sul reforçando assim a identidade local e democratizando o acesso ao cinema”, salienta o diretor Rafael Andreazza, da Moviola Filmes.
O motor home com a identificação da Caravana de Cinema transporta toda infraestrutura necessária para que as exibições aconteçam a céu aberto, gratuitamente, em praças e ruas das cidades eleitas. “Temos tido uma receptividade incrível nas cidades por onde passamos”, salienta Rafael. Ainda no final de semana a Caravana estará sábado(20) em Santana do Livramento (Praça Internacional) e domingo(21) em Quaraí, na Praça Central
CULTURA ITINERANTE -  Desde o dia 5 de abril o grupo já passou por Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Mostardas e São José do Norte. “A Caravana passa pelas cidades durante os finais de semana”, explica. Além das mostras, a produtora também está gravando um documentário durante toda viagem.
Para diretora da Moviola, Cíntia Langie, a passagem da Caravana contribuirá para a formação de público em cidades carentes de cinemas ou com poucas possibilidades de assistir as produções de cinema. “A interatividade que teremos com o público ao final de cada exibição proporciona uma maior proximidade e a possibilidade de detalharmos o processo de produção de um filme”, avalia. Na região da Campanha A Caravana terá cobertura total nas mídias sociais, em tempo real e através do site da Moviola Filmes (moviolafilmes.com). O projeto tem a intenção de difundir cinema em praças ou locais a céu aberto e conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação:
18/04 - Aceguá - Canteiro Central
19/04 - Bagé - Praça dos Esportes
20/04 - Santana do Livramento - Praça Internacional
21/04 - Quaraí - Praça Central

Marcovaldo (2010)
O curta “Marcovaldo” narra 24 horas da vida de um trabalhador brasileiro, buscando mostrar uma realidade que, apesar de cotidiana, nem todos percebem. O filme, gravado em Pelotas, tem duração de 15 minutos e tem direção e roteiro de Rafael Andreazza e Cintia Langie. O curta metragem estrelado por Alexandre Mattos ganhou prêmios fora no Brasil, como Melhor curta pelo voto do público – 8º “Oberá en Cortos” em Oberá, Argentina, Melhor curta pelo voto do público – 13º “Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Region” em Marselha, França e Melhor Filme - 3º FestIn – “Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa” em Lisboa, Portugal.

O Liberdade (2011)
Em Pelotas, no sul do Brasil, o bar e restaurante Liberdade: local extremamente simples no qual, durantes os últimos 40 anos, se apresentou um grupo. O documentário “O Liberdade” conta a história desse estabelecimento, do exímio cavaquinista e compositor Avendano Jr. e seu Regional, dançarinos, freqüentadores emblemáticos, entre outros que compõem a essência de um dos mais tradicionais redutos da música pelotense. Avendano Jr. faleceu em 2012, e o documentário traduz sua estreita inspiração e relação com Waldir Azevedo, o compositor de “Brasileirinho”. O documentário conta com a participação de grandes nomes da música como Vitor Ramil e Yamandú Costa e  tem a direção e roteiro de Cintia Langie e Rafael Andreazza, da Moviola Fimes. Com participação em diversos festivais, “O Liberdade” marcou presença na França e no Uruguai, e em mais de sete estados brasileiros. Recebeu entre outros, o prêmio de Melhor Documentário do Mercosul pelo Júri Oficial no 16º FAM – “Festival Audiovisual do Mercosul”, em Florianópolis, Santa Catarina. Gnhou o destaque gaúcho da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), através do Prêmio Luiz César Cozzatti. A apontou os melhores de 2012 nas categorias Filme Estrangeiro, Filme Nacional e Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho.

Cronograma da Caravana de Cinema do Extremo Sul

05/04 - Chuí - Praça  22 de Outubro
06/04 - Santa Vitória do Palmar - Praça General Andréa
07/04 - Rio Grande - Praça Didio Duhá (Praia do Cassino)
13/04 - Mostardas - Praça Cental
14/04 - São José do Norte - Rua General Osório (Prainha)
18/04 - Aceguá - Canteiro Central
19/04 - Bagé - Praça dos Esportes
20/04 - Santana do Livramento - Praça Internacional
21/04 - Quaraí - Praça Central
26/04 - São Lourenço do Sul - Praça Central
27/04 - Canguçu - Em frente ao Cine Teatro
28/04 - Piratini - Palácio da República Rio Grandense

Nenhum comentário:

Postar um comentário