quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EADB recebe propostas para exposições e oficinas em 2014

O Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB) recebe até o próximo dia 18 (quarta-feira), propostas para a realização de oficinas e exposições ao longo do ano de 2014. O objetivo, segundo Tânia Bellora, proprietária do Espaço, é promover e divulgar manifestações artísticas na agenda de atividades do próximo ano. “Queremos agregar diferentes tipos de arte e propiciar a interatividade entre o público e a classe artística”, explica.
 
As propostas devem se enquadrar no segmento da conservação e restauro, pintura, desenho, gravura, cerâmica, tapeçaria, fotografia, vídeo, instalações ou ainda outras linguagens plástico-visuais. Segundo a proprietária, o EADB é aberto a todos estes tipos de arte. “Nossa ideia é estimular a criatividade e valorizar a arte em geral”, conta. As propostas de inscrição podem ser enviadas pelo email tbellora@gmail.com ou entregues pessoalmente no EADB.
 

ATIVIDADES – Até sexta-feira(13) o Atelier Feltro & Pano estará com bazar de natal, disponibilizando peças feitas artesanalmente, com foco em decoração, acessórios para cozinha, cama, mesa e banho. No dia 18 de dezembro o EADB encerra as atividades de 2013 e até 31 de janeiro estará fechado para férias coletivas. A programação será retomada em fevereiro de 2014, já anunciando a agenda de atividades para o ano. O Espaço de Arte Daniel Bellora fica na Rua Três de Maio, 1005, no centro de Pelotas.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Parceria entre lojas resulta no primeiro desfile no Shopping Pelotas

As lojas Overend, O Boticário, Morana e Jorge Bischoff promovem nesta quinta-feira(5) o “Desfile Verão 2014”, a partir das 19h, nos corredores do Shopping Pelotas. O evento promovido através da parceria das quatro lojas estará apresentando as tendências em roupas, sapatos, maquiagem e acessórios para nova estação.
 

O desfile tem a produção de Aline Etges, que conta com a participação de um grupo de alunas do Curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os destaques da estação serão apresentados em 42 diferentes looks, com peças masculinas e femininas. Ao total, 21 modelos estarão apresentando ao público os encantos da moda do verão. As peças da coleção Verão 2014 da Overend trazem muita leveza e colorido e são baseada na atmosfera do Rio de Janeiro dos anos 60. “É uma moda bem identificada com o verão e com as inspirações do Rio de Janeiro”, detalha.


A coleção Jorge Bischoff apresentará a elegância e sofisticação dos sapatos, bolsas e acessórios da grife, com looks preparados para atender aos mais diferentes estilos. A maquiagem das modelos estará ditando as tendências para estação das cores, também com inspiração na atmosfera retrô da década de 60. A nova coleção primavera/verão 2014 presta uma homenagem ao Rio de Janeiro, com produtos cheios de charme e muita inovação. Uma coleção completa de maquiagem com batons, sombras, delineador, blush, pó iluminador, entre outros. Para completar os looks, a Morana apresenta os tons dourados da estação em peças que reúnem sofisticação e elegância para quem quer brilhar nos dias de sol.
 
O desfile é aberto ao público e terá a sonorização e iluminação da BAS e trilha sonora de Nico Falkemberg.



 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Feira artesanal do Atelier Feltro & Pano até 13/12 no EADB


As peças artesanais do Atelier Feltro & Pano estarão expostas a partir das 15h de segunda-feira(25) no Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB). A partir das 19h o público está convidado a participar, com entrada franca, de um momento musical com o grupo Mosaico de Cordas. Com variedade de peças artesanais, a feira se estende até o dia 13 de dezembro. A artesã Mara Goretii de Quadros, proprietária do atelier, informa que foi produzida uma série de peças com foco nos presentes de Natal.

Feira Artesanal do Atelier Feltro & Pano
Até 13 de dezembro
De segunda a sexta-feira, das 15h ás 20h
Rua Três de Maio, 1005.


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Proprietários do Chu Restaurante visitam a Vinícolas Vinícola Casa Blanca e Santa Carolina, no Chile

Imagem das plantações na Vinícola Casa Blanca

Através de convite da Porto a Porto Importação e Exportação, os proprietários do Chu Restaurante, Fernando e Cláudia Manta foram conhecer de perto as vinícolas Casa Blanca e Santa Carolina, das grandes produtoras de vinho no Chile. 

                                   Fernando e Cláudia recepcionados pela equipe da Vinícola Santa Carolina

O país, reconhecido por suas perfeitas condições climáticas ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade, abriga uma das empresas mais qualificadas no setor vinícola nas cercanias de Santiago. “Fomos conhecer os lançamentos da Santa Carolina e elegemos alguns rótulos que teremos em 2014 à disposição dos nossos clientes na adega do Chu”, destacou Fernando Manta. 

                                                 Rótulos apresentados na Vinícola Casa Blanca

O grupo formado por proprietários de restaurantes e jornalistas, percorreu a planta da vinícola e degustou os rótulos sugeridos pela equipe de enólogos. “Foi uma experiência única, onde conhecemos todo processo de fabricação destes vinhos, hoje uma referência em diversos países”, avaliou Cláudia.

A imersão aos melhores vinhos começa por um passeio guiado, onde os visitantes conhecem a história do local. Logo após passam para as caves subterrâneas, onde milhares de barricas usadas para a conservação dos vinhos estão condicionados. A empresa investiu nos últimos anos em equipamentos modernos e sofisticados e tem sua força baseada em diferentes linhas de produtos, que atendem amplamente às expectativas de todas as faixas de consumo. 

Com forte presença no mercado mundial, seus principais mercados são Chile, Canadá e Brasil. Em 2012 as vendas da vinícola superaram aos 2 milhões de caixas de 9 litros, o que significa um total de 44 milhões de dólares em vendas. A Santa Carolina foi fundada em 1875 foi declarada Monumento Histórico do Chile em 1973.





terça-feira, 5 de novembro de 2013

Proprietários do CHU Restaurante visitam Bodegas Nieto Senetiner



Os proprietários do Chu Restaurante, Fernando e Cláudia Manta foram convidados a conhecer a história das adegas Nieto Senetiner, que remonta ao ano de 1888, quando imigrantes italianos fundaram e plantaram as primeiras vinhas em Vistalba, Luján de Cuyo, na província de Mendoza. “Já temos alguns destes rótulos no restaurante e em 2014 estaremos apresentando novidades especiais na nossa adega”, destacou Fernando.




A história da vinícula desenvolveu-se nas mãos de famílias diferentes, durante as primeiras décadas do século passado, que lhe deram a forma arquitetônica, que ainda preserva. Em 1969 foi adquirida pela família Nieto Senetiner, que ampliou as instalações dando início a uma nova etapa de crescimento e, em 1998, juntou-se o grupo de negócios Molinos Río de La Plata.

A adega tem uma posição de liderança consolidada em todos os segmentos de vinhos e espumantes de gama média e alta, onde participa, comprometida com os mais altos padrões de qualidade, com base em um plano evolutivo de investimento em novas propriedades e tecnologia de processos.

Localizada no coração de Luján de Cuyo, em Vale de Vistalba, fica 900 metros acima do nível do mar. Historicamente conhecida como a "primeira área", Luján se destaca na província de Mendoza devido às condições extraordinárias para o desenvolvimento ideal das uvas de alta qualidade.

Ciente do valor que representam as vinhas, esta localização estratégica fornece a matéria-prima necessária para produzir nossos vinhos. As características particulares do solo e do clima dos quase 400 hectares em Luján de Cuyo, juntamente com a experiência do nosso pessoal na produção de grandes vinhos, permite que cada variedade de uva encontre a sua expressão máxima.



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Equipe do CHU Restaurante participa do Wine Gourmet Show



O maitre Fábio Correa Baptista do CHU Restaurante com Alexando Rocca, proprietário da vinícola Alfredo Rocca

O Wine Gourmet Show reuniu ontem(21) no Sheraton Hotel, em Porto Alegre, as últimas novidades do mercado de vinhos tintos, brancos e espumantes do momento. Representando o CHU Restaurante, a chef Gisela Dalcorno e o maitre Fábio Correa Baptista, estiveram presentes no evento promovido pelas importadoras Casa Flora e Porto a Porto, para avaliar o que estará na adega do restaurante pelotense em breve. “Eles reuniram seus principais exportadores, vindos de diferentes países para mostrar o que há de melhor dentro de seus portfólios”, informou Fábio. Também foram apresentadas as tendências para o mercado nos próximos anos.  Durante o Wine Show os participantes tiveram a oportunidade de degustar mais de 200 rótulos diferentes. “Tivemos a oportunidade de conversar com experientes enólogos, como o dono da vinícola Alfredo Rocca, um dos rótulos de grande aceitação no restaurante”, destacou Fábio após manter contato com Alexandro Rocca.
O evento apresentou diversos tipos de alimentos, muitos já são prestigiados no mercado internacional e que estão caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. “Foi uma oportunidade excelente para verificarmos os lançamentos da área gastronômica e trazermos novidades para o nosso cardápio", destacou a chef do CHU Restaurante.
PALESTRAS – Um dos pontos altos do evento foram as palestras. A primeira delas do chef Erick Jacquin, hoje um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil que comanda a La Brasserie Erick Jacquin, premiado restaurante francês em São Paulo. Uma de suas especialidades é o famoso foie gras. O português José Maria Soares Franco foi o segundo a abrilhantar o evento. O consagrado enólogo começou no ramo através de um estágio na Estação Vitivinícola Nacional (1978), em Dois Portos, numa época em que não existiam enólogos e sim provadores. No Douro José Maria Soares Franco desenvolveu sua atividade como responsável pela produção de vinhos do Douro e Porto no sector privado, onde permaneceu 28 anos. O Wine Gourmet Show acontece amanhã em Curitiba e na quinta-feira(23) em São Paulo.
 
Chef Gisela Dalcorno degustando os produtos em destaque no mundo e que em breve estarão no cardápio do CHU
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projeto de Educação Infantil no Trânsito da Ecosul aberto para escolas interessadas



O projeto Educação Infantil no Trânsito da Ecosul continua recebendo inscrições de escolas interessadas em participar das atividades de conscientização no trânsito. O projeto é destinado a crianças de cinco a nove anos e acontece sempre às quartas-feiras, das 14 às 16h, na sede da concessionária. A programação prevê uma palestra sobre conscientização no trânsito e logo após uma aula prática na minipista do projeto. “A bordo de triciclos e bicicletas as crianças colocam em prática os ensinamentos e se divertem aprendendo”, explica a analista de comunicação, Greice Pich.

As atividades de 2013 recomeçaram no dia 24 de abril, com um grupo de 27 alunos da Escola Salis Goulart de Pelotas. Na semana passada foi a vez de 25 alunos da Escola Assis Brasil participarem da tarde de diversão e aprendizagem, na sede da Ecosul. No sexto ano de atividades, a iniciativa contabiliza a participação de mais de 70 escolas, atingindo mais de 3,5 mil estudantes. O foco são crianças de escolas públicas e privadas que recebem noções sobre as regras e cuidados no trânsito, sinalização, importância do uso do cinto de segurança entre outros aspectos.  “A intenção é que as crianças sejam multiplicadores da conscientização e cobrem o bom exemplo dos pais e familiares”, enfatiza Greice. As escolas interessadas em agendar participação podem entrar em contato com o Setor de Comunicação da Ecosul, através do telefone (53) 2128.4406

COMITÊ DE SEGURANÇA - O Comitê de Segurança Rodoviária (CSR) da concessionária acompanha de perto as ações do projeto. No último dia 24 de abril integrantes, do CSR levaram o projeto até os filhos de funcionários do Hospital Santa Casa de Pelotas, que ficam alojados na creche da instituição. O convite partiu do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). Participaram da iniciativa60 crianças de dois a cinco anos de idade. No encontro foram apresentados vídeos sobre o tema, além de orientação sobre os cuidados que as crianças devem tomar na convivência com o trânsito.

Redação: Roberto Giovanaz/Satolep Press

Fotos: Greice Pich

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Caravana Cinema no Extremo Sul encerra domingo(28) em Piratini


A última parada da Caravana Cinema do Extremo Sul acontece na capital farroupilha. Depois de percorrer 11 cidades da região sul durante o mês de abril, a sessão de encerramento acontece domingo(28), às 19h, em frente ao Palácio da República Riograndense, em Piratini. A Moviola Filmes estará apresentando os filmes Marcovaldo (curta-metragem, 2010) e o documentário O Liberdade (longa, 2011) – ambos produzidos e gravados em Pelotas. Após as exibições a equipe da produtora participará de debates com o público presente. “Estaremos dando acesso à exibição de filmes produzidos na região sul reforçando assim a identidade local e democratizando o acesso ao cinema”, salienta o diretor Rafael Andreazza, da Moviola Filmes.
O motor home com a identificação da Caravana de Cinema transporta toda infraestrutura necessária para que as exibições aconteçam a céu aberto, gratuitamente, em praças e ruas das cidades eleitas. “Temos tido uma receptividade incrível nas cidades por onde passamos”, salienta Rafael. O público está convidado a levar o seu chimarrão e uma cadeira de praia para prestigiar este interessante momento de lazer e entretenimento.

CULTURA ITINERANTE - Desde o dia 5 de abril o grupo já passou por Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Mostardas, São José do Norte, Bagé, Aceguá, Quarai, Santana do Livramento, São Lourenço do Sul e Canguçu. “A Caravana passa pelas cidades durante os finais de semana”, explica. Além das mostras, a produtora também está gravando um documentário durante toda viagem. Para diretora da Moviola, Cíntia Langie, a passagem da Caravana contribuirá para a formação de público em cidades carentes de cinemas ou com poucas possibilidades de assistir as produções de cinema. “A interatividade que teremos com o público ao final de cada exibição proporciona uma maior proximidade e a possibilidade de detalharmos o processo de produção de um filme”, avalia. Na região da Campanha A Caravana terá cobertura total nas mídias sociais, em tempo real e através do site da Moviola Filmes (moviolafilmes.com). O projeto tem a intenção de difundir cinema em praças ou locais a céu aberto e conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Felipe Campal / Moviola Filmes

Parceria garante carne com procedência européia no CHU Restaurante



O prato preferido da culinária gaúcho está ainda melhor no CHU Restaurante após firmarem parceria com o Frigorífico Silva, de Santa Maria. A novidade no cardápio são as carnes de cortes nobres, oriundas de animais com origem britânica como Angus, Brangus e Hereford. “A qualidade destas carnes nobres, que oferecem maciez, sabor e marmoreia inigualável, garantem mais sabor aos pratos”, salienta o proprietário do restaurante, Fernando Manta.
Carnes como Prime Ribe Hereford e T-bone steak Angus agora podem ser apreciados com os acompanhamentos sugeridos no cardápio do restaurante. Outra novidade é o Bife de Chorizo, um corte argentino, tirado da peça que conhecemos como contrafilé e hoje também muito apreciado pelos brasileiros. Fernando Manta explica que no cardápio do CHU Restaurante são oferecidos os três tipos de carnes e o cliente pode escolher o tipo de acompanhamento e molho que mais aprecia. Entre os acompanhamentos a serem escolhidos estão:purê de batata baroa, penne quatro queijos, Ceasar salad, arroz crocante, legumes à moda CHU ao forno à lenha ou risoto caprese. Já os molhos oferecidos são o de frutas vermelhas, quatro queijos, mostarda dijon, barbecue ou maracujá e o prato sai ao custo médio de R$ 60,00.
A parceria com o Frigorífico Silva nasceu após a visita técnica realizada pelos proprietários do Chu, em fevereiro, para conhecerem a planta da empresa em Santa Maria. “O frigorífico possui um parque industrial moderno, que atende às mais exigentes normas internacionais de qualidade e é hoje uma das poucas empresas brasileiras habilitada a exportar carne bovina para todas as partes do mundo”, salienta Fernando.
A filosofia de manter um padrão de qualidade de excelência motivou a busca pelo que de melhor o mercado oferece no momento. “Eles possuem uma equipe de controle de qualidade tecnicamente treinada que avalia e supervisiona todas as etapas do processo produtivo, desde o recebimento do gado até a expedição do alimento produzido”, complementa Fernando Manta. A empresa possui implantados diversos programas internacionais de qualidade, sendo seus procedimentos e supervisão aplicados diariamente em toda a indústria.

Foto: T-bone steak angus acompanhado de legumes à moda CHU ao forno à lenha (três tipos de batatas, mix de pimentões, cebola roxa, cogumelo Paris ao toque de azeite e sal grosso)

terça-feira, 16 de abril de 2013

Caravana de Cinema do Extremo Sul estará em Aceguá e Bagé




Foto: Felipe Campal

Prepare-se, a Caravana de Cinema do Extremo Sul está chegando, com cinema ao ar livre e acessível a todos com sessão na quinta-feira(19) em Aceguá e na sexta-feira(19) em Bagé. As exibições acontecem, às 19h, no Canteiro Central de Aceguá e na Praça dos Esportes de Bagé. O projeto está percorrendo 12 cidades da região sul durante o mês de abril. A Moviola Filmes estará apresentando os filmes Marcovaldo (curta-metragem, 2010) e o documentário O Liberdade (longa, 2011) – ambos produzidos e gravados em Pelotas. Após as exibições a equipe da produtora participará de debates com o público presente. “Estaremos dando acesso à exibição de filmes produzidos na região sul reforçando assim a identidade local e democratizando o acesso ao cinema”, salienta o diretor Rafael Andreazza, da Moviola Filmes.
O motor home com a identificação da Caravana de Cinema transporta toda infraestrutura necessária para que as exibições aconteçam a céu aberto, gratuitamente, em praças e ruas das cidades eleitas. “Temos tido uma receptividade incrível nas cidades por onde passamos”, salienta Rafael. Ainda no final de semana a Caravana estará sábado(20) em Santana do Livramento (Praça Internacional) e domingo(21) em Quaraí, na Praça Central
CULTURA ITINERANTE -  Desde o dia 5 de abril o grupo já passou por Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Mostardas e São José do Norte. “A Caravana passa pelas cidades durante os finais de semana”, explica. Além das mostras, a produtora também está gravando um documentário durante toda viagem.
Para diretora da Moviola, Cíntia Langie, a passagem da Caravana contribuirá para a formação de público em cidades carentes de cinemas ou com poucas possibilidades de assistir as produções de cinema. “A interatividade que teremos com o público ao final de cada exibição proporciona uma maior proximidade e a possibilidade de detalharmos o processo de produção de um filme”, avalia. Na região da Campanha A Caravana terá cobertura total nas mídias sociais, em tempo real e através do site da Moviola Filmes (moviolafilmes.com). O projeto tem a intenção de difundir cinema em praças ou locais a céu aberto e conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação:
18/04 - Aceguá - Canteiro Central
19/04 - Bagé - Praça dos Esportes
20/04 - Santana do Livramento - Praça Internacional
21/04 - Quaraí - Praça Central

Marcovaldo (2010)
O curta “Marcovaldo” narra 24 horas da vida de um trabalhador brasileiro, buscando mostrar uma realidade que, apesar de cotidiana, nem todos percebem. O filme, gravado em Pelotas, tem duração de 15 minutos e tem direção e roteiro de Rafael Andreazza e Cintia Langie. O curta metragem estrelado por Alexandre Mattos ganhou prêmios fora no Brasil, como Melhor curta pelo voto do público – 8º “Oberá en Cortos” em Oberá, Argentina, Melhor curta pelo voto do público – 13º “Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Region” em Marselha, França e Melhor Filme - 3º FestIn – “Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa” em Lisboa, Portugal.

O Liberdade (2011)
Em Pelotas, no sul do Brasil, o bar e restaurante Liberdade: local extremamente simples no qual, durantes os últimos 40 anos, se apresentou um grupo. O documentário “O Liberdade” conta a história desse estabelecimento, do exímio cavaquinista e compositor Avendano Jr. e seu Regional, dançarinos, freqüentadores emblemáticos, entre outros que compõem a essência de um dos mais tradicionais redutos da música pelotense. Avendano Jr. faleceu em 2012, e o documentário traduz sua estreita inspiração e relação com Waldir Azevedo, o compositor de “Brasileirinho”. O documentário conta com a participação de grandes nomes da música como Vitor Ramil e Yamandú Costa e  tem a direção e roteiro de Cintia Langie e Rafael Andreazza, da Moviola Fimes. Com participação em diversos festivais, “O Liberdade” marcou presença na França e no Uruguai, e em mais de sete estados brasileiros. Recebeu entre outros, o prêmio de Melhor Documentário do Mercosul pelo Júri Oficial no 16º FAM – “Festival Audiovisual do Mercosul”, em Florianópolis, Santa Catarina. Gnhou o destaque gaúcho da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), através do Prêmio Luiz César Cozzatti. A apontou os melhores de 2012 nas categorias Filme Estrangeiro, Filme Nacional e Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho.

Cronograma da Caravana de Cinema do Extremo Sul

05/04 - Chuí - Praça  22 de Outubro
06/04 - Santa Vitória do Palmar - Praça General Andréa
07/04 - Rio Grande - Praça Didio Duhá (Praia do Cassino)
13/04 - Mostardas - Praça Cental
14/04 - São José do Norte - Rua General Osório (Prainha)
18/04 - Aceguá - Canteiro Central
19/04 - Bagé - Praça dos Esportes
20/04 - Santana do Livramento - Praça Internacional
21/04 - Quaraí - Praça Central
26/04 - São Lourenço do Sul - Praça Central
27/04 - Canguçu - Em frente ao Cine Teatro
28/04 - Piratini - Palácio da República Rio Grandense

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Obra de manutenção da Ponte do Retiro na BR 116 terá semáforo


A Ecosul informa que começou hoje(11) a implantação da sinalização com semáforo na obra de manutenção da Ponte do Retiro, sobre o Arroio Pelotas, no km 511 da BR 116, em Pelotas.  “Ainda esta semana os semáforos funcionarão em modo de alerta, piscando, para que os usuários se familiarizem com o novo dispositivo de sinalização da ponte e na semana que vem de forma efetiva”, explica o Coordenador de Obras da concessionária, Jean Rodrigues. Também está sendo instalada sinalização vertical nas proximidades da ponte, com todo aparato necessário para que os motoristas identifiquem com antecipação o local operado por semáforo.

Segundo o engenheiro, esta sinalização é necessária para implantação dos contra-fortes, ou seja, blocos de concreto que serão instalados dentro da estrutura da ponte com a finalidade de ancorar as paredes de reforços que já estão finalizadas. “Para a implantação dos blocos de reforços será necessário realizar a remoção do pavimento através de escavações, para que se possa acessar a laje” explica. Atualmente as equipe estão na escavação e execução das estacas que comporão os novos blocos de fundação, além da finalização dos reforços previstos em projeto.

A obra de manutenção da Ponte do Retiro começou em outubro do ano passado e tem previsão de ser finalizada até agosto. Hoje estão concluídas as etapas de construção das paredes de reforço e recuperação da parte inferior da ponte. “A manutenção é uma operação para garantir a integridade da Ponte do Retiro e preservá-la da deterioração do tempo e das intempéries”, complementa. A previsão do setor de Engenharia da Ecosul é que a operação com semáforo permaneça por 60 dias. “Estaremos orientando os usuários com o sistema pare e siga, com interrupção parcial da pista, e orientação por semáforo”, reforça.


Dentro do cronograma da obra será feito ainda o reforço nas paredes laterais da estrutura da ponte, substituindo os atuais guarda-corpos por barreiras rígidas de concreto. “Também faremos o tratamento de juntas e fissuras da estrutura de concreto”, observa. Na fase final da obra toda estrutura receberá pintura para prevenção da ação de intempéries como oxidações devido a infiltrações provenientes de águas das chuvas. Após a fase de manutenção estrutural as equipes de engenharia fazem o recapeamento asfáltico e execução de nova sinalização horizontal e vertical. A concessionária mantém uma rotina de inspeções regulares em todas as pontes do Polo Rodoviário de Pelotas. A Ponte do Retiro foi construída na década de 40, quando o tráfego de veículos era inferior aos dias de hoje, assim como a carga exposta pelos caminhões.

INFORMAÇÕES – A concessionária estará avisando os usuários através dos Painéis de Mensagem Variável (PMV´s) instalados ao longo da rodovias, além das mídias sociais (twitter), site da concessionária e através de informações nas rádios da região.

Foto: Johny Calegaro

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Transferida primeira etapa do Circuito Ecosul de Atletismo em virtude das chuvas


A primeira etapa do 8ª Circuito Ecosul de Atletismo prorgamada para sábado(6) foi transferida para o próximo final de semana(13), no Parque do SESI, em Pelotas. De acordo com o analista de lazer do SESI, Márcio Vieira a grande chuva que caiu ontem(4) na região de Pelotas comprometeu a estrutura da pista de atletismo. “A raia está muito molhada e macia, desta forma não temos como fazer as marcações antes da competição”, salientou Márcio. A nova data será dia 13 de abril e as inscrições permanecem abertas até quarta-feira(10).
O evento terá oito modalidades: 100m rasos, 400m rasos, 1.500m rasos, revezamento 4x400m, salto em distância, lançamento do dardo, lançamento do disco e 1.500m rasos para deficientes visuais. O evento conta com a parceria da Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel) e Anhanguera, através da participação dos árbitros para as provas e equipe técnica, coordenada pelo SESI.

Gabriela Mazza
Jornalista - MtB: 9838

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Primeira parada da Caravana Cinema no Extremo Sul será no Chuí, Santa Vitória e Cassino

Caravana coloca o pé na estrada percorrendo 12 cidades durante o mês de abril
 
 
Prepare-se, a Caravana Cinema no Extremo Sul está chegando com cinema ao ar livre e acessível a todos. A primeira parada acontece no Chuí, com sessão sexta-feira(5), às 20h, na rua 22 de outubro. No sábado(6) é a vez de Santa vitória do Palmar, com sessão às 20h na Praça General Andréa. A Moviola Filmes estará apresentando os filmes Marcovaldo (curta-metragem, 2010) e o documentário O Liberdade (longa, 2011) – ambos produzidos e gravados em Pelotas. Após as exibições a equipe da produtora participará de debates com o público presente.

Durante o mês de abril o projeto estará na estrada percorrendo 12 cidades da região sul. Um motor home com a identificação da Caravana estará transportando toda infraestrutura necessária para que as exibições aconteçam a céu aberto, gratuitamente, em praças e ruas das cidades eleitas. “Estaremos dando acesso à exibição de filmes produzidos na região sul reforçando assim a identidade local e democratizando o acesso ao cinema”, salienta o diretor Rafael Andreazza, da Moviola Filmes.
A Caravana passará nas cidades durante os finais de semana e a primeira parada da trupe será sexta-feira(5) no Chuí (Praça  22 de Outubro), sábado(6) em Santa Vitória do Palmar (Praça General Andréa) e domingo (7) na Praia do Cassino, em Rio Grande (Praça Didio Duhá). Além das mostras, a produtora também gravará um documentário durante toda viagem. Para diretora da Moviola, Cíntia Langie, a passagem da Caravana contribuirá para a formação de público em cidades carentes de cinemas ou com poucas possibilidades de assistir as produções de cinema. “A interatividade que teremos com o público ao final de cada exibição proporciona uma maior proximidade e a possibilidade de detalharmos o processo de produção de um filme”, avalia.

A Caravana terá cobertura total nas mídias sociais, em tempo real e através do site da Moviola Filmes (moviolafilmes.com). O projeto tem a intenção de difundir cinema em praças ou locais a céu aberto e conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Marcovaldo (2010)
Marcovaldo narra 24 horas da vida de um trabalhador brasileiro, buscando mostrar uma realidade que, apesar de cotidiana, nem todos percebem. O filme, gravado em Pelotas, tem duração de 15 minutos e tem direção e roteiro de Rafael Andreazza e Cintia Langie. O curta metragem estrelado por Alexandre Mattos ganhou prêmios fora no Brasil, como Melhor curta pelo voto do público – 8º “Oberá en Cortos” em Oberá, Argentina, Melhor curta pelo voto do público – 13º “Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Region” em Marselha, França e Melhor Filme - 3º FestIn – “Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa” em Lisboa, Portugal.

O Liberdade (2011)
Em Pelotas, no sul do Brasil, existe o bar e restaurante Liberdade: local extremamente simples no qual, durantes os últimos 40 anos, se apresentou o grupo de choro Avendano Jr. e o Regional. O documentário O Liberdade conta a história desse estabelecimento através do depoimento das pessoas que são a alma do local - um bar onde a paixão pela música é o elo que liga frequentadores e músicos. Com participação especial dos músicos Vitor Ramil e Yamandu Costa, o filme apresenta as pessoas envolvidas nesta casa do choro, o talento do cavaquinista e compositor Avendano Jr., falecido em 2012, e sua relação com Waldir Azevedo, o compositor de Brasileirinho. O filme também conta com a direção e roteiro de Cintia Langie e Rafael Andreazza. O Liberdade participou de festivais de cinema na França e no Uruguai, e em mais de 7 estados brasileiros, e recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Mercosul pelo Júri Oficial no 16º FAM – “Festival Audiovisual do Mercosul”, em Florianópolis, Santa Catarina.

Cronograma da Caravana Cinema no Extremo Sul:

05/04 - Chuí - Praça  22 de Outubro
06/04 - Santa Vitória do Palmar - Praça General Andréa
07/04 - Rio Grande - Praça Didio Duhá (Praia do Cassino)

13/04 - Mostardas - Praça Cental
14/04 - São José do Norte - Rua General Osório (Prainha)

18/04 - Aceguá - Canteiro Central
19/04 - Bagé - A definir
20/04 - Santana do Livramento - Estação Ferroviária
21/04 - Quaraí - Praça Central

26/04 - São Lourenço do Sul - Praça Central
27/04 - Canguçu - Em frente ao Cine Teatro
28/04 - Piratini - Palácio da República Rio Grandense

Redação: Gabriela Mazza/Satolep Press

quinta-feira, 28 de março de 2013

Abertas inscrições para escolas interessadas no Projeto de Educação Infantil no Trânsito da Ecosul



Já estão abertas as inscrições para as escolas interessadas em participar das atividades do projeto de Educação Infantil no Trânsito da Ecosul que retoma as atividades em abril. Com foco na conscientização no trânsito, o projeto já atendeu um universo de 3,5 mil crianças de mais de 60 escolas públicas e privadas de Pelotas e região. As atividades são destinadas a crianças de cinco a nove anos e acontecem sempre às quartas-feiras, das 14 às 16h, na sede da concessionária. A programação prevê uma palestra sobre conscientização no trânsito e logo após uma aula prática na minipista do projeto. “A bordo de triciclos e bicicletas as crianças colocam em prática os ensinamentos e se divertem aprendendo”, explica a analista de comunicação, Greice Pich.  As escolas interessadas em agendar participação podem entrar em contato com o Setor de Comunicação da Ecosul, através do telefone (53) 2128.4406
PROJETO – O projeto nasceu em 2008 com a intenção de educar futuros motoristas para uma direção defensiva e correta. Em função disso a dinâmica inclui uma palestra onde a abordagem didática é feita de forma divertida e coesa com a idade das crianças. Após praticarem na minipista e vivenciarem o que aprenderam sobre as regras básicas do trânsito, os alunos recebem um saboroso lanche e retornam para escola. “A intenção é que as crianças sejam multiplicadores da conscientização e cobrem o bom exemplo dos pais e familiares”, enfatiza Greice.

Redação: Roberto Giovanaz/Satolep Press

Processo Seletivo do EADB prorrogado até 10 de abril



Foi prorrogado até o dia 10 de abril o prazo para os artistas interessados em participar do processo seletivo no Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB). A seleção contempla a programação de exposições entre os meses de abril e novembro. Os artistas interessados devem enviar proposta de acordo com as regras publicadas no edital. As exposições podem ser individuais ou coletivas e estão abertas para as categorias de conservação e restauração, pintura, desenho, gravura, cerâmica, tapeçaria, fotografia, vídeo, instalação e outras linguagens plástico-visuais.
Segundo a proprietária do espaço, Tânia Bellora, o objetivo principal é promover e divulgar as diversas manifestações artísticas da região. “Queremos reunir neste espaço os talentos das artes plásticas e visuais e proporcionar interatividade entre a classe artística e o vasto público interessado em arte que temos na cidade”, avalia Tânia. As inscrições são gratuitas e o regulamento está disponível na internet através do endereço http://www.espacodeartedanielbellora.com.br/regulamento.pdf e também na sede do EADB.
As propostas devem ser enviadas em envelope lacrado entregando pessoalmente ou via postal no endereço do EADB (Rua Três de Maio, 1005 – Centro, CEP 96010-620, Pelotas/RS). O prazo de cada exposição será de 20 dias e o artista selecionado arcará com uma taxa fixa de R$ 350,00 e mais 30% do valor das obras vendidas durante o período de exposição. Em caso de não haver comercialização das obras expostas no período da mostra, o artista deverá pagar uma taxa complementar no valor de R$ 330,00.
ESPAÇO PARA OFICINAS - O EADB disponibiliza espaço para realização de oficinas das mais diversas técnicas. Os interessados em local o espaço para ministrar cursos podem entrar em contato com a direção do EADB para mais informações. Desde março acontecem no local as oficinas do Curso de História em Quadrinhos do professor Sandro Andrade. As aulas são sempre as quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h. O curso é destinado aos amantes da arte seqüencial e aborda desenho de anatomia humana, perspectiva, luz e sombra, narrativa visual, ritmo, enquadramento, roteiro e diagramação. Sandro é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pela Escola Impacto Quadrinhos, de São Paulo. Mais informações sobre as atividades do EADB podem ser obtidas no local, na rua Três de Maio, 1005 ou pelos telefones (53) 3303.0675 ou 9982.8808.

Redação: Roberto Giovanaz/Satolep Press

terça-feira, 26 de março de 2013

Projeto do CHU Restaurante está em publicação suíça



O projeto do CHU Restaurante definitivamente ganhou mundo. O EAT! – Best of Restaurante Design, conhecido como a bíblia da arquitetura de projetos de restaurante, foi lançado na suíça e traz a boa notícia de que um restaurante brasileiro figura entre os eleitos na sua mais nova edição. O projeto desenvolvido pelo arquiteto Rudelger Leitzke foi um dos 40 selecionados para dividir as 304 páginas do livro produzido pela Editora Braun. São seis páginas dedicadas ao restaurante pelotense. “É uma publicação suíça, que escolhe os projetos que representam o que de mais interessante está sendo feito no mundo em termos de projetos neste segmento”, detalha Rudelger.
O livro chegou ao Brasil no mês passado e já está sendo comercializado através das lojas da Amazon, Fnac e na Livraria Vanguarda de Pelotas e Rio Grande. Apresenta os melhores restaurantes com o objetivo de fornecer aos leitores uma seleção criteriosa de locais elegantes, com design arrojados, materiais modernos em contextos tradicionais com uma decoração clássica.  “Este livro mostra um caleidoscópio das principais tendências”, observa o arquiteto. De acordo com a edição, os restaurantes têm também funções cruciais como ponto de encontro social, jantares privados, almoços de negócios ou encontros de lazer. Para celebrar a recente conquista os proprietários do CHU Restaurante, Fernando e Cláudia Manta estarão recebendo clientes e fornecedores para um happy hour na quarta-feira(27), entre 19h e 21h, no espaço externo do restaurante.
RESPALDO - No ano passado o CHU Restaurante ficou entre os quatro melhores do mundo na premiação do Restaurant & Bar Design Awards. O resultado foi divulgado em Londres e teve como vencedor na categoria América do Sul e América Latina o projeto do Fasano Lãs Piedras, localizado em Punta Del Este, no Uruguai.

Serviço:

EAT! – Best of Restaurante Design
Editora Braun
Preço de venda: R$ 85,00
* A venda na Livraria Vanguarda em Pelotas e Rio Grande

segunda-feira, 18 de março de 2013

Projeto Sacada para o Futuro retoma atividades


O projeto Sacada para o Futuro retoma suas atividades a partir de amanhã(19), na sede da Ecosul. Este ano participam do projeto alunos da Escola Santa Terezinha, do Bairro Três vendas. Para dar continuidade ao projeto foram selecionados 26 alunos, sendo 13 meninos e 13 meninas, com idades entre dez a doze anos de idade. Os estudantes serão levados até a Ecosul todas as terças-feiras à tarde, das 14h às 17h, e terão aulas de tênis, reforço escolar e aulas de educação do trânsito. Eles ainda receberão lanche e um kit contando caderno, lápis e borracha, camiseta, boné e garrafinha de água.
Novamente esta ação é coordenada pelo professor Ricardo Hadler (Foguinho), em parceria com Andrea Conceição, além de estagiários da Escola Superior de Educação Física, da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) e da Faculdade de Pedagogia da UFPel. Guilherme Goldani, advogado da concessionária e responsável pelo projeto, está bastante animado para o recomeço das atividades. “O projeto tem sido recebido positivamente pela comunidade, pais, professores e próprios alunos, prova disso é que alguns queriam que o projeto continuasse nas férias”, observa Goldani. O projeto integra as ações de responsabilidade social da concessionária.

Retrospecto
No ano passado o projeto já revelou talentos. A dupla formada por Igor Duarte e Felipe Ribeiro Antoarte, alunos da Escola Municipal Independência que participaram do projeto em 2012, venceram a categoria juvenil do Torneio da Primavera do Dunas Clube. A final foi disputada contra Pierre Silveira e João Pedro Aldrigue, também alunos do projeto e estudantes da mesma escola. Antes disso os atletas já haviam conquistado o pódium no Torneio do Clube Brilhante. Na opinião do professor Ricardo Hadler os resultados nas quadras retrataram a importância do projeto na comunidade e o quanto existem potenciais adormecidos, esperando por uma chance. “Projetos de inclusão através do esporte, como o Sacada para o Futuro, dão a oportunidade para que essas crianças tenham contato com um esporte ainda restrito para muitos no país”, avalia.

Foto: Felipe Nyland
Redação: Roberto Giovanaz / Satolep Press

sexta-feira, 1 de março de 2013

Abertas inscrições para o Patch Encontro Lu Gastal no EADB

Já estão abertas as inscrições para o Patch Encontro lu Gastal que acontece nos dias 9 e 10 de março no Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB). A artesã Luciana Gastal informa que os participantes não precisam dominar a técnica da costura. Segundo ela, os participantes não aprendem apenas a costurar, mas a pensar, customizar através de novas técnicas, e criar projetos conforme seu gosto e estilo. São aulas com dicas, informações e orientações para desenvolvimento dos projetos sugeridos, com a otimização total do tempo por cada aluno.
Os interessados podem participar de todas as oficinas ou escolher as que tiverem interesse, de acordo com a peça que será desenvolvida. No sábado pela manhã será criada a Almofada Matrioskha, das 9h30 às 13h. Já no turno da tarde Luciana ensinará a fazer a bolsa Clutch, das 15h às 18h30. No domingo a peça trabalhada será a Boneca Tilda Bailarina, com aula das 10h às 13h30. “É um dia perfeito para descobrir a delícia dos projetos manuais em tecidos”, destaca Luciana. Segundo ela, os participantes devem levar um kit básico de costura, contendo agulha, linhas nas cores branca e  bege, tesoura, desmanchador de costura e alfinetes. 
INVESTIMENTO – O valor para cursar as duas oficinas de sábado fica em R$ 240,00 à vista. No caso de pagamento à prazo são R$ 240,00, pagos 50% via depósito bancário e o restante no ato de credenciamento do evento. Para os interessados em cursar uma oficina o valor é R$ 156,00 à vista ou R$ 172,00 em duas vezes. As inscrições são feitas diretamente pelo contato lugastal@lugastal.com.br. Paralelamente às aulas, acontecerá um bazar aberto ao público, com peças e tecidos da marca Lu Gastal. Durante o período do Patch Encontro Lu Gastal a cafeteria do EADB funcionará com saborosas opções de lanches e bebidas. Mais informações sobre as atividades do EADB podem ser obtidas no local, na rua Três de Maio, 1005 ou pelos telefones (53) 3303.0675 ou 9982.8808.
Acesse o site Lu Gastal e tire todas as suas dúvidas:

http://www.lugastal.com.br/2013/02/patch-encontro-em-pelotas.html

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Carpinejar ministra oficina literária a partir de hoje em Pelotas



Escritor estará autografando no sábado(23), às 10h, na livraria Vanguarda


Que tal fazer uma imersão no universo literário levado pelas mãos do poeta e escritor Fabrício Carpinejar? Essa é a proposta da oficina literária que acontece a partir das 18h de hoje (22) no Instituto Simões Lopes Neto. No sábado, às 10h, o escritor estará autografando na Livraria Vanguarda de Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 374). Carpinejar é hoje um dos ícones da literatura atual, com a produção de 20 livros, entre eles o festejado os livros “Ai meu Deus, Ai meu Jesus”, que reúne crônicas sobre amor e sexo e “Beleza Interior”.
As aulas prosseguem no sábado(23), das 14h às 18h, com o objetivo de estimular a compreensão, avaliação e produção crítica da crônica. Os participantes da oficina estarão participando de exercícios criativos, debates, jogos de interação e produção textual. As inscrições acontecem até as 14h de sexta-feira(22), na Livraria Vanguarda de Pelotas e Rio Grande ao custo de R$ 400,00 (parcelado em até três vezes). As vagas são limitadas e estudantes têm desconto de 10% mediante comprovação de matrícula. O Instituto Simões Lopes Neto fica na rua Dom Pedro II, 810.
BIOGRAFIA – Fabrício Carpinejar é poeta, cronista e autor de 20 livros que lhe renderam uma dezena de prêmios, entre eles o cobiçado Jabuti. Foi um dos homenageados na 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Nas mídias sociais acumula uma legião de seguidores e no ano passado estreou como apresentador do programa de entrevistas “A Máquina”, que vai ao ar as terças-feiras, às 22h30, pela TV Gazeta. Tamanha versatilidade rendeu a classificação, pela revista Época, de estar entre as personalidades mais influentes da internet em 2012. Atualmente seu blog recebeu mais de dois milhões de visitantes e seu twitter ultrapassou cento e sessenta mil seguidores. 

Serviço:

Oficina literária com Fabrício Carpinejar
Sexta-feira (22) – das 18h às 22h
Sábado (23) – das 14h às 22h

Sessão de autógrafos:
Sábado(23), das 10h às 12h, na Livraria Vanguarda - Rua Gonçalves Chaves, 374

Local: Instituto Simões Lopes Neto
Rua Dom Pedro II, 810  - Pelotas/RS

Inscrições:
Livraria Vanguarda
Pelotas (53) 3027.1234 e Rio Grande (53) 2125.1234

Valor: R$ 400,00 (parcelado em até três vezes)- Vagas limitadas
* Estudantes têm desconto de 10% mediante comprovação de matrícula = R$ 360,00

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Carpinejar ministra oficina literária pela primeira vez em Pelotas




O poeta e escritor Fabrício Carpinejar estará em Pelotas nos dias 22 e 23 de fevereiro ministrando uma oficina literária. Autor de 20 livros, que passeiam desde crônicas, até poesia e o universo infantil, Carpinejar é hoje um dos nomes mais influentes da literatura nacional. No ano passado lançou os livros “Ai meu Deus, Ai meu Jesus”, que reúne crônicas sobre amor e sexo e “Beleza Interior”. A última vez que esteve em Pelotas foi durante a Caravana de Escritores, promovida pela 40ª Feira do Livro, onde palestrou ao lado dos escritores Xico Sá e Paulo Scott.
Carpinejar foi um dos homenageados na 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Seus poemas também são recitados pela cantora Ana Carolina nas turnês "Dois Quartos" e "Nove" e aparecem como questão de grande parte dos vestibulares do Brasil como UFRJ, UFRGS e Universidade Católica de Goiás. Sua coletânea "Canalha!" (Bertrand Brasil) venceu o 51º Prêmio Jabuti/2009, um dos mais importantes do país, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Contos e Crônicas. Muitos prêmios literários compõem a sua trajetória profissional. Em 2012 foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. Seu blog já recebeu mais de dois milhões de visitantes e o twitter ultrapassou cento e sessenta mil seguidores.

     OFICINA - As inscrições para oficina já estão abertas na Livraria Vanguarda de Pelotas e Rio Grande, ao custo de R$ 400,00 e as vagas são limitadas. Estudantes têm desconto de 10% mediante comprovação de matrícula. As aulas acontecem na sexta-feira(22), das 18h às 22h e no sábado(23), das 14h às 18h, no Instituto Simões Lopes Neto (Rua Dom Pedro II, 810 – Pelotas). A metodologia da oficina inclui exercícios criativos, debates, jogos de interação e produção textual.

Serviço:

Oficina literária com Fabrício Carpinejar
Dias 22 e 23 de fevereiro
22 de fevereiro – das 18h às 22h
23 de fevereiro – das 14h às 22h

Local: Instituto Simões Lopes Neto
Rua Dom Pedro II, 810  - Pelotas

Inscrições:
Livraria Vanguarda
Pelotas (53) 3027.1234 e Rio Grande (53) 2125.1234

Valor: R$ 400,00 - Vagas limitadas
*estudantes têm 10% de desconto mediante apresentação de comprovante de matrícula - R$ 360,00.


“O Liberdade” ganha destaque gaúcho da Associação de Críticos de Cinema do RS



O documentário “O Liberdade”, produzido pela Moviola Filmes, ganhou o destaque gaúcho da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), através do Prêmio Luiz César Cozzatti. A ACCIRS elegeu os favoritos de 2012, premiando os filmes “Febre do Rato”, de Cláudio Assis, “A Separação”, de Asghar Farhadi e “Espia Só”, de Saturnino Rocha que ao lado do documentário pelotense, dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza recebeu o Destaque Gaúcho.
Segundo a entidade, cerca de trinta críticos de cinema – entre jornalistas, pesquisadores e estudiosos – apontaram os melhores de 2012 nas categorias Filme Estrangeiro, Filme Nacional e Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho. A ACCIRS baseia sua escolha no filme, profissional, lugar ou evento que mais movimentou, contribuiu, colaborou ou incentivou o desenvolvimento, a fruição e a promoção da cultura cinematográfica no Rio Grande do Sul. “Ficamos muito felizes em saber que O Liberdade reuniu todos esses atributos, já que foi o nosso primeiro longa metragem, feito com o empenho e dedicação de uma equipe que acredita demais no cinema”, avalia a diretora Cíntia Langie. Para Rafael Andreazza, mais do que um incentivo, o reconhecimento da entidade traduz que a Moviola está no caminho certo. “Apostamos em um projeto que perpetua a memória de Avendano Jr. e de músicos talentosos de nossa cidade e acreditamos que o filme representa uma peça fundamental na memória da cultura brasileira e do choro”, salienta.
VENCEDORES – Escolhido como o Melhor Longa Estrangeiro, o iraniano “A Separação”, dirigido por Asghar Farhadi, foi um dos filmes mais premiados em 2012, conquistando o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, o Globo de Ouro e o Oscar como melhor filme estrangeiro, e vários prêmios de críticos como o New York Film Critics Circle e o London Film Critics’ Circle. Na votação da ACCIRS, foi vencedor de uma disputa que incluía ainda outros finalistas de destaque: Drive, de Nicolas Winding Refn, Cosmópolis, de David Cronenberg e A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese. Já no cinema nacional, o filme vencedor foi “Febre do Rato”, dirigido por Cláudio Assis. O longa foi premiado em oito categorias no Festival de Paulínia de 2011, entre elas, Filme Ficção – Júri Oficial, Melhor Filme – Prêmio da Crítica, Melhor Ator (Irandhir Santos) e Melhor Atriz (Nanda Costa). Os outros filmes votados foram “Xingu”, de Cao Hamburger, e “Luz nas Trevas”, de Helena Ignez e Ícaro Martins.
CARAVANA – A Moviola Filmes anuncia que novos projetos estão em andamento para o primeiro semestre deste ano. Em breve será lançada a Caravana Cinema no Extremo Sul, que percorrerá 12 cidades a partir de abril através de financiamento do Governo do Estado do RS. O objetivo do projeto é apresentar sessões itinerantes de cinema em cidades do interior, democratizando o acesso à sétima arte. Um motor home percorrerá as cidades com a equipe da Moviola, que simultaneamente às exibições estará produzindo um documentário sobre o projeto. Em cada cidade será exibido o um curta-metragem Marcovaldo (2010, 15 min, ficção) e o longa “O Liberdade”, duas produções de sucesso da Moviola.


Os Melhores de 2012 de acordo com a ACCIRS:

Melhor Longa Estrangeiro: “A Separação”, de Asghar Farhadi
Melhor Longa Brasileiro: “Febre do Rato”, de Cláudio Assis
Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho: “O Liberdade”, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza e “Espia Só”, de Saturnino Rocha 

Ecosul faz Operação Carnaval nas estradas do Polo Pelotas


A Ecosul dá início na sexta-feira(8) a Operação Carnaval nas estradas do Polo Rodoviário de Pelotas. A concessionária estima que cerca de 200 mil veículos trafeguem pela região durante o feriadão. Para atender aos usuários a operação contará com efetivo diário de 190 profissionais e 25 viaturas. A Operação carnaval encerra às 12 de quarta-feira(13). Durante este período um esquema especial será montado para garantir fluidez nas estradas e segurança aos motoristas.
        No ano passado a operação foi tranqüila, com uma redução de 16,67% dos acidentes em relação ao ano de 2011 - durante o período de Carnaval. De acordo com os dados do Setor de Operações da concessionária foram registrados dez acidentes, sem óbitos, no Polo Pelotas. Foi o segundo ano consecutivo sem acidentes com óbito. “Apostamos na conscientização dos usuários e esperamos que a tranqüilidade seja companheira dos viajantes”, salienta o gerente de atendimento ao usuário, Elio Nogueira.
INTERDIÇÕES – Durante os dias da Operação Carnaval a concessionária não realizará obras no trecho. Também estão suspensas durante o feriadão as interdições de pista no km 428 da BR 116, em Cristal, onde a concessionária realiza obras na Ponte sobre o Rio Camaquã. As manobras de macaqueamento da ponte voltam a acontecer na quinta-feira(14), nos dois turnos, das 9h às 10h e das 15h às 16h, com previsão de duração de aproximadamente uma hora. As operações são necessárias para que os técnicos façam a troca dos aparelhos de apoio da estrutura da ponte. Os usuários serão informados das condições das rodovias através dos Painéis Móveis Variáveis (PMVs), twitter (@ecosul) e site da concessionária (www.ecosul.com.br), onde também podem ser acompanhadas imagens em tempo real da situação na pista. Para informações ao usuário, a Ouvidoria da Ecosul atende pelo telefone 0800-7241066.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ecosul informa que BR 116 não terá interdição na ponte do Cristal esta semana


Cronograma permanece inalterado na próxima semana, com interdições terças e quintas-feiras, nos dois turnos

A Ecosul informa que excepcionalmente nesta semana não haverá interdição de pista no km 428 da BR 116, em Cristal, onde a concessionária realiza obras na Ponte sobre o Rio Camaquã. As manobras de macaqueamento da ponte permanecem a partir da semana que vem, sempre as terças e quintas-feiras, nos dois turnos, das 9h às 10h e das 15h às 16h, com previsão de duração de aproximadamente uma hora. As operações são necessárias para que os técnicos façam a troca dos aparelhos de apoio da estrutura da ponte. A concessionária deu início às obras de melhoria no final do mês de outubro.
A Ponte sobre O Rio Camaquã foi construída na década de 50, possui 686 metros de extensão e 9 metros de largura. Sua estrutura é formada inteiramente de concreto armado tendo em sua extensão total a sustentação por 28 pilares. Também está previsto a  selagem e fechamento de todas as fissuras, trincas e armaduras expostas existentes na estrutura da ponte. Outra intervenção será a remoção e substituição de todo pavimento em concreto por pavimento flexível asfáltico e a troca dos guarda-corpos por novos e maiores. No mês de janeiro as próximas datas de interdição serão nos dias 15, 17, 22, 24, 29 e 31 (sempre das 9h às 10h e das 15h às 16h, com previsão de duração de aproximadamente uma hora).
SULTEPA – O cronograma de interdições de tráfego realizadas no km 462 da BR 116, em São Lourenço do Sul, por conta das obras de duplicação da rodovia, permanece inalterado. O bloqueio foi solicitado pela empresa SULTEPA, que administra as obras de duplicação neste lote, para que seja feita a movimentação de material e equipamentos necessários para o andamento das obras. O Setor de Operações da Ecosul acompanha as manobras no local, visando o suporte para constante segurança dos usuários. As interdições ocorrem pelo período de aproximadamente 15 minutos. No mês de janeiro os horários e datas de bloqueio serão: dia 11 (11h); dia 14 (14h30), 16 (14h30), 18 (11h), 21 (14h30), 23 (14h30), 25 (11h), 28 (14h30) e 30 (14h30).
INFORMAÇÃO - Durante estes períodos, o Setor de Operações da concessionária estará informando aos usuários nas praças de pedágio e através dos Painéis Móveis Variáveis (PMVs), twitter e site da concessionária, onde está disponível uma câmera com imagens em tempo real do local. A Ouvidoria da concessionária atende pelo 0800-7241066 para informações aos usuários.

  
Gabriela MazzaJornalista - MtB: 9838(53) 9983.2398MSN: satoleppress@hotmail.comTwitter: @satoleppress
SATOLEP PRESSRua Armando Fagundes, 355Pelotas/RS - CEP: 96.080-060