domingo, 18 de dezembro de 2011

Marcovaldo ganha mais uma premiação em festival

O curta-metragem Marcovaldo, produzido pela Moviola Filmes, ganhou o prêmio de Melhor Direção no III Festival de Cinema da Fronteira, em Bagé. O filme dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza retrata vinte e quatro horas na vida de um trabalhador comum. A realidade que, apesar de cotidiana, nem todos percebem é traduzida na atuação de Alexandre Mattos e Renata Pinhatti. O curta foi produzido em 2010 e fez excelente carreira pelos festivais, mundo afora. O curta é uma realização independente da Moviola Filmes, e foi feito como projeto de extensão do curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel, envolvendo alunos e técnicos da universidade na produção.

Durante os últimos meses o filme participou de dezenas de festivais no Brasil, França, Argentina, Uruguai, Itália e Bolívia, recebendo diversos prêmios. Um belo exemplo foi a participação no Festival de Cinema Sul-Americano, em Marselha, na França, no 13º Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région. Os franceses aplaudiram o filme de pé e o resultado foi o Prêmio do Público para curta-metragem além do Prêmio Especial do Júri Jovem, concorrendo com outros sete curtas da América do Sul. Marcovaldo seguiu fazendo carreira nos festivais do Brasil e do mundo, onde recebeu prêmios como o de Melhor Fotografia, em Petrópolis (RJ), Menção Honrosa em Fernando de Noronha (PE), Melhor curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas (PA), Melhor curta-metragem pelo voto do público e Menção Honrosa pela sensibilidade e pelos enquadramentos no 8º Oberá en Cortos, da Argentina e Melhor Música, na Mostra Gaúcha do 39º Festival de Cinema de Gramado de 2011.  

Ficha técnica:

Direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza. Com Alexandre Mattos e Renata Pinhatti. Fotografia de Alberto Alda, arte de Bianca Dornelles e Iná Grabin; produção de Simone Langie; som direto de Lauro Maia e Davi Mesquita; imagens de Felipe Campal e trilha original de Eduardo Varela, Davi Mesquita, Zé Menna e Tato Ribeiro.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SOS animais promove mais um brechó beneficente no sábado(10)

Sábado(10) é dia de brechó beneficente promovido pela SOS Animais, das 14h às 19h, no saguão do Artes e Ofício Zona Norte. A iniciativa além de apoiar a causa da ONG é uma oportunidade do público adquiri roupas, bijuterias, acessórios, calçados, objetos decorativos, utilidades domésticas e variedades a preços atraentes. “O brechó tem o objetivo de angariar recursos e manter as atividades da SOS Animais”, explica a voluntária da ONG, Mariana Dorner.
O grupo dedica-se a castração e atendimento veterinário em animais de rua encaminhados pelos associados, além das campanhas de conscientização sobre guarda responsável dos animais, buscando amenizar os casos de abandono e maus tratos. “Nossas ações são voltadas à castração destes animais e aos mutirões de atendimento realizados em comunidades carentes da cidade”, informa. Também estarão à venda os produtos da SOS Animais, como camisetas, cadernetas, adesivos e sacolas ecológicas.
 SOLIDARIEDADE - Nesta edição do brechó a SOS Animais estará recolhendo doações de conjuntos de lápis de cor para distribuir - agregado ao material educativo elaborado pela associação - às crianças da Vila Caatinga. A ONG atuou nos últimos dois anos no atendimento e castração dos animais que vivem no local. “A ideia é reforçar junto aos pequenos, de uma forma descontraída, as orientações básicas repassadas pelo grupo de voluntários durante a realização do trabalho de conscientização naquela comunidade”, finaliza.

Serviço:

Brechó SOS animais

Quando?
Sábado(10), das 14h às 19h

Onde?
Artes e Ofício Zona Norte.
Av. Fernando Osório, 20
Pelotas/RS

Informações:
http://sosanimaispelotas.org.br

Curtas Gaúchos exibe o premiado Marcovaldo no sábado(10)

O premidado curta-metragem Marcovaldo, produzido pela Moviola Filmes, será exibido em canal aberto no sábado(10) no projeto Curtas Gaúchos da RBS TV. O filme dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza retrata vinte e quatro horas na vida de um trabalhador comum. A realidade que, apesar de cotidiana, nem todos percebem é traduzida na atuação de Alexandre Mattos e Renata Pinhatti. O curta foi produzido em 2010 e fez excelente carreira pelos festivais, mundo afora. “Resultado surpreendente para um filme realizado sem orçamento, que contou com o apoio de diversas entidades locais”, observa Cíntia. O curta é uma realização independente da Moviola Filmes, e foi feito como projeto de extensão do curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel, envolvendo alunos e técnicos da universidade na produção.
Durante os últimos meses o filme participou de dezenas de festivais no Brasil, França, Argentina, Uruguai, Itália e Bolívia, recebendo diversos prêmios. Um belo exemplo foi a participação no Festival de Cinema Sul-Americano, em Marselha, na França, no 13º Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région. Os franceses aplaudiram o filme de pé e o resultado foi o Prêmio do Público para curta-metragem além do Prêmio Especial do Júri Jovem, concorrendo com outros sete curtas da América do Sul.
Marcovaldo seguiu fazendo carreira nos festivais do Brasil e do mundo, onde recebeu prêmios como o de Melhor Fotografia, em Petrópolis (RJ), Menção Honrosa em Fernando de Noronha (PE), Melhor curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas (PA), Melhor curta-metragem pelo voto do público e Menção Honrosa pela sensibilidade e pelos enquadramentos no 8º Oberá en Cortos, da Argentina e Melhor Música, na Mostra Gaúcha do 39º Festival de Cinema de Gramado de 2011.  “Além de festivais o filme teve diversas exibições em mostras não competitivas, cineclubes, escolas públicas e privadas, onde inclusive virou material didático”, infoma Rafael. Na avaliação dos diretores a exibição em canal aberto chega à janela da exibição em massa, com público de centenas de milhares de pessoas.
AGENDA – Em dezembro o filme participa da VI Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema - Miragem 2011, realizado de 7 a 10 de dezembro,  em Miracema do Tocantins e em mais dez cidades do estado: Palmas, Pium, Tocantínia, Miranorte, Paraíso, Divinópolis, Guaraí, Araguaína, Gurupi e Cristalândia. Marcovaldo foi selecionado entre 236 filmes produzidos em diversas regiões do país. Em razão da grande quantidade de filmes inscritos na mostra deste ano, a produção do festival ampliou o espaço de exibição, através de novas parcerias firmadas com órgãos públicos, associações e cineclubes. “a intenção é que o maior número possível de obras chegue ao grande público’, explica Rafael. Já nas bandas do sul, o curta participa da 3ª Edição do Festival de Cinema da Fronteira de Bagé, que acontece de 10 a 17 de dezembro.

Ficha técnica:

Direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza. Com Alexandre Mattos e Renata Pinhatti. Fotografia de Alberto Alda, arte de Bianca Dornelles e Iná Grabin; produção de Simone Langie; som direto de Lauro Maia e Davi Mesquita; imagens de Felipe Campal e trilha original de Eduardo Varela, Davi Mesquita, Zé Menna e Tato Ribeiro.


Festivais que o filme participou:

- II EcoCine - Festival Internacional de Cinema Ambiental de Fernando de Noronha, Fernando de Noronha/PE, Brasil
- VI Festival de Cortometrages Internacional Paso Molino, Montevidéu, Uruguai
- 2º  Festival Internacional Latinuy, Latino & Uruguayo, Punta del Este, Uruguai
- 2º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, Pelotas/RS, Brasil
- 2º. Curta Carajás, Parauapebas/PA, Brasil
- I Festival Nacional de Cinema de Petrópolis, Petrópolis/RS, Brasil
- I Festival de Cinema de Paraisópolis, São Paulo/SP, Brasil
- I Festival de Cinema Sócio-Ambiental da Serra do Cipó, Serra do Cipó/MG, Brasil
- 13º  “Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Region”, Marselha, França
- 13º  Fica – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goias – Goiás/GO, Brasil
- 8º  Oberá em Cortos, Oberá/Argentina
- 4º   Festival de Cine del Mar - Un cine del Mercosur – Punta del Este, Uruguai
- 39º  Festival de Cinema de Gramado
- 8° Piriápolis de Película, Piriápolis, Uruguai
- 26º  Festival del Cinema Latino Americano, Trieste/Itália
- 10º  Muestra de Cortometrajes de Jujuy, Jujuy/Argentina


Premiações:

- Melhor Curta Metragem -  Juri Popular - 2º. Curta Carajás, Parauapebas/PA, Brasil
- Melhor Fotografia- I Festival Nacional de Cinema de Petrópolis, Petrópolis/RS, Brasil
- Menção Honrosa - II Ecocine - Festival Internacional de Cinema Ambiental de Fernando de Noronha, Fernando de Noronha/PE, Brasil
- Melhor curta pelo voto do público – 13º   “Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Region”, Marselha, França
- Prêmio Especial do Júri Jovem – 13º   “Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Region”, Marselha, França
- Melhor curta pelo voto do público – 8º  Oberá en Cortos, Argentina
- Menção Honrosa pela sensibilidade e pelos enquadramentos - 8o Oberá en Cortos, Argentina
- Melhor Música – Mostra Gaúcha do 39º Festival de Cinema de Gramado

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Moviola Filmes anuncia distribuição de O Liberdade nas escolas de Pelotas

O longa-metragem O Liberdade, produzido pela Moviola Filmes, começou a ser exibido segunda-feira(24) em sessão especial, em escolas públicas de Pelotas e região. A iniciativa é a contrapartida social da produtora ao projeto no Fundo Municipal de Cultura de Pelotas (ProCultura). “Além de exibir o filme, os profissionais da equipe irão conversar com os estudantes, contando como foi a produção”, explica Cintia Langie, diretora do documentário junto com Rafael Andreazza. Amanhã os alunos da E.M.E.F. Francisco Carúccio estarão assistindo ao filme e recebendo os diretores para um bate-papo após a apresentação. Cíntia informa que as escolas agendadas ganharão uma cópia do filme em DVD, para utilizarem em outras atividades.
As sessões são uma iniciativa da Moviola e acontecem com o apoio do Comitê de Entidades do Combate à Fome e pela Vida (COEP), da Embrapa, com o objetivo de promover enriquecimento cultural dos jovens de Pelotas. “Com os alunos em fase de formação, achamos fundamental o contato com iniciativas artístico-culturais para desenvolver a sensibilidade”, observa Cíntia. Para ela as sessões cumprirão um papel educativo, mostrando aos estudantes sua própria cidade. “Reforçando assim a identidade local e nacional”, salienta. Entre as 15 escolas participantes estão: E. M. E. F. Olavo Bilac, E.M.E.F. Francisco Carúccio, E.E.E.F. Cândida Silveira Haubmann, E.M.E.F. Cecília Meireles, Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, E.M.E.F. Núcleo Habitacional Dunas, E.E.E.F. Dom Joaquim Ferreira de Mello, E.E.E.F. Dirceu Moreira e E. E. F. Dr. Franklin Olivé Leite, Colégio Municipal Pelotense, entre outras.

Ecosul foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar no Rio Grande do Sul

A Ecosul obteve a primeira colocação na pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, realizada pela Revista AMANHÃ e o Instituto Great Place to Work (GPTW). A concessionária, com sede em Pelotas, alcançou o topo do ranking das 30 companhias gaúchas que oferecem o melhor ambiente de trabalho na visão dos colaboradores, deixando para trás tradicionais empresas como a Gerdau Aços Longos e Bebidas Fruki, entre outras. Administrando 623,4 quilômetros de rodovias do Polo Rodoviário de Pelotas, com abrangência de 19 municípios, a Ecosul atua desde 1998 no Estado e possui um quadro funcional composto por 288 trabalhadores.
O prêmio é inédito entre as concessionárias de rodovias e empresas do RS. De acordo com as diretrizes da pesquisa, realizada pela primeira vez pela GPTW e Revista Amanhã, um excelente lugar é onde o profissional confia nas pessoas para quem trabalha e tem orgulho do que faz. Na Ecosul a valorização de cada funcionário é essencial. “Buscamos aliar eficiência, talento e satisfação pessoal através de incentivos e qualificação, e acima de tudo, diminuindo as distâncias através de um diálogo aberto em todas as instâncias”, destaca o diretor superintendente da empresa, Roberto Paulo Hanke.
 Nas empresas que se tornam referência para as demais, há um ambiente em que os funcionários e seus líderes interagem de forma positiva. Para a auxiliar de limpeza Nilza Maria Gomes Ribas, que há quatro anos trabalha na concessionária, este é um dos principais pontos positivos da Ecosul. Há duas décadas trabalhando na área, encontrou na concessionária o ambiente ideal, onde se sentiu verdadeiramente valorizada. “Adoro o que faço e aqui meu trabalho é apreciado, participo de cursos, tenho um plano de saúde de qualidade, entre outras coisas que fazem deste um lugar especial”, resume. Ela conta que este ano participou de cursos e palestras oferecidos pela empresa. Atividades que não faziam parte do cotidiano de Nilza em anteriores locais de trabalho, onde se limitava à limpeza. “São esses detalhes que fazem a gente sentir o carinho da empresa com a gente”, resume.
O resultado deste clima aconchegante é uma empresa com maior produtividade e capacidade de atrair e reter talentos. Através de incentivos e qualificação a empresa investe em um ambiente organizacional onde a satisfação dos colaboradores é prioridade. “Em troca, recebemos a sintonia desses profissionais dedicados”, resume Hanke. A coordenadora de Recursos Humanos da Ecosul, Letícia Domingues, salienta que a empresa prioriza o desenvolvimento de talentos internos. O incentivo ao crescimento dentro da empresa é constante, através de treinamentos, estímulo à qualificação e também com o concurso interno. Outro item importante são os benefícios individuais oferecidos pela Ecosul aos funcionários, promovendo a qualidade de vida. “Temos uma série de programas internos voltados à saúde, estímulo à leitura, conscientização ambiental, entre outros tantos”, complementa. Através de incentivos e qualificação, as diretrizes da concessionária buscam aliar eficiência, talento e satisfação pessoal.
Estar no topo das melhores empresas é também um desafio constante. “É uma responsabilidade já que alcançamos essa honra, mas seguiremos investimos na qualidade de um ambiente de trabalho positivo, que seja a extensão das suas casas e dos seus sonhos”, complementa Hanke. A entrega da premiação acontecerá às 19h30, do dia 17 de novembro na Sogipa, em Porto Alegre. A direção da Ecosul e do Grupo EcoRodovias estará presente, recebendo a distinção.
PESQUISA - O objetivo é divulgar bons exemplos de práticas e estimular outras empresas a melhorarem seus ambientes de trabalho.O método utilizado é o mesmo que o GPTW aplica nos 46 países em que está presente. Isto é, a aplicação de dois questionários contendo questões fechadas – um para os funcionários e outro para os gestores da empresa ou de seu departamento de Recursos Humanos. Os funcionários ainda têm a oportunidade de responder duas questões abertas e dissertativas – dando contribuições essenciais para um entendimento mais preciso sobre as práticas de gestão de pessoas e manutenção de clima organizacional de cada companhia. Todos os questionários têm o mesmo objetivo: mapear como as empresas lidam com as nove dimensões culturais que o GPTW considera indispensáveis em um bom local de trabalho. São elas: inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar e receber, celebrar e compartilhar. Entretanto, cada bateria de questões tem peso diferente na avaliação final da empresa. A etapa que abrange as questões respondidas pelos gestores, por exemplo, é conhecida como Culture Audit e representa 33% da nota final da empresa. Já as perguntas respondidas pelos funcionários – etapa conhecida como Trust Index – corresponde a 62% da avaliação. Finalmente, as duas questões abertas feitas a cada funcionário completam os 5% restantes. A média ponderada desses valores é que define quem é quem na lista das Melhores Empresas para Trabalhar do Rio Grande do Sul.

Ranking:

1. Ecosul;
2. Guarida Imóveis;
3. Unimed Missões;
4. Suspensy´s Sistemas Automotivos;
5. Gerdau Aços Longos;
6. GVDASA Informática;
7. Marelli Móveis;
8. MWM;
9. Bebidas Fruki;
10. Jost Brasil Sistemas Automotivos


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ecoviver promove o 5º Fórum do Poder Público

Debate ocorre na sexta-feira e reúne representantes de municípios da região no auditório da Faculdade SENAC

As soluções para o impacto promovido pelos resíduos sólidos no meio ambiente é o centro do debate do 5º Fórum do Poder Público do Projeto Ecoviver, desenvolvido pela Ecosul, através do Grupo Ecorodovias, com municípios da região. O fórum acontece sexta-feira(7), às 14h, no auditório da Faculdade SENAC (Rua Gonçalves Chaves, 602) e reúne representantes  dos municípios de Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Canguçu. O evento conta com a palestra do técnico em Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Edison Martins e do representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antonio Boszko.
A educadora ambiental do Ecoviver, Aline Nakamura, uma das organizadoras, explica que o encontro será voltado a debater ideias, trocar experiências e propor sugestões para a gestão dos resíduos sólidos. “A proposta desta edição é debater alternativas para obtenção de recursos e racionalização de despesas com a gestão dos resíduos, fazendo uma relação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, detalha. O Comitê Socioambiental do extremo Sul, formado no ano passado durante o 4º Fórum do Poder Público estará presente dando o parecer do grupo sobre as questões em debate.
Desde 2006, o Ecoviver atendeu mais de 600 escolas, capacitou em torno de 1,5 mil educadores e envolveu mais de 100 mil alunos em um tema abrangente, que precisa ser tratado como prioridade na implantação de mudança de valores e de comportamento: o lixo. Desenvolvido por ambientalistas e pedagogos, o Ecoviver é um projeto educativo e artístico que busca estimular a conscientização ambiental nas comunidades e em alunos do ensino fundamental.
Como temática, são abordas os impactos do lixo no meio ambiente, levando em conta o bem-estar das pessoas, e oferecendo a cada envolvido uma oportunidade para o exercício da cidadania.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Moviola Filmes apresenta o documentário “O Liberdade” quinta-feira(6) no Theatro Guarany

A alma de um dos mais tradicionais redutos do chorinho de Pelotas foi traduzido pela Moviola Filmes no documentário “O Liberdade”, que será lançado quinta-feira(6), às 20h, no Theatro Guarany, com entrada franca. O primeiro longa-metragem conta com recursos do projeto no Fundo Municipal de Cultura de Pelotas (ProCultura). O trabalho é o resultado de um amadurecimento do trabalho iniciado em 2008, quando Cíntia Langie e Daniela Pinheiro decidiram documentar o bar, para deixar registrado em vídeo um pedaço da história da cidade. Essa primeira tentativa de realizar o filme sobre o bar acabou virando pesquisa para um novo roteiro. Pensado inicialmente como um curta-metragem, o filme tornou-se um documentário de 71 minutos sobre a paixão pela música.
Com direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, direção de fotografia de Alberto Alda e direção de Arte de Bianca Dornelles, o projeto aprovado no ProCultura começou a ser executado em fevereiro de 2011. “Os músicos, dançarinos, público, e a atmosfera de simplicidade e paixão que existe lá dentro - uma coisa cada vez mais rara nos dias de hoje - é algo que encanta”, observa Cíntia.
O foco do roteiro é mostrar não somente o que ocorre no bar, mas levar os personagens a outras locações, retratando a cidade, seus recantos, suas paisagens. As gravações ocorreram nos meses de março e abril e o filme, pensado inicialmente como média metragem, virou um longa-metragem. O público poderá conferir o resultado na próxima quinta-feira, no Theatro Guarany, com entrada franca. O Liberdade foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Pelotas (ProCultura) e conta com apoio cultural de A Vapor Estúdio, Abastecedora Ikoporã, Ksa Imobiliária, Modern English Rio Grande, Cervejaria Devassa, Frigorífico Castro, Produtora In Cena e Theatro Guarany.
LANÇAMENTO – Na noite de lançamento do documentário as portas do Theatro Guarany serão abertas às 19h, mas às 18h já começa a distribuição de senhas como forma de organizar a entrada do público. É sugerida a doação de um quilo de alimento não perecível, revertidas para os projetos sociais da Irmã Assunta e CRIAS/BGV, do Bairro Getúlio Vargas. No hall de entrada estarão á venda camisetas (R$ 20,00) do filme e DVDs dos filmes O Liberdade (R$ 20,00) e Marcovaldo (R$ 10,00). Na compra de dois itens terá desconto de R$ 5,00 e na compra dos três itens, desconto de R$ 10,00.
ESTRADA - Em 2010 o curta-metragem Marcovaldo sinalizou que o grupo estava no caminho certo. A participação no Festival de Cinema Sul-Americano, em Marselha, na França, no 13º Rencontres Du Cinema Sud-Américain de Marseille et Région rendeu o Prêmio do Público para curta-metragem. Marcovaldo levou também o Prêmio Especial do Júri Jovem, concorrendo com outros sete curtas da América do Sul. “Realizamos o filme sem patrocínio, nem lei de incentivo. Porém, contamos com uma equipe de 80 pessoas, com o apoio de diversas entidades locais, e o curta foi realizado também como projeto de extensão da UFPel”, observa a diretora Cíntia Langie. O curta não parou por aí e seguiu fazendo carreira nos festivais do Brasil e do mundo, onde recebeu prêmios como o de Melhor Fotografia, em Petrópolis (RJ), Menção Honrosa em Fernando de Noronha (PE), Melhor curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas (PA), Melhor curta-metragem pelo voto do público e Menção Honrosa pela sensibilidade e pelos enquadramentos no 8º OberáenCortos, da Argentina e Melhor Música, na Mostra Gaúcha do 39º Festival de Cinema de Gramado de 2011.

Serviço:

O que?
Lançamento do filme O Liberdade, da Moviola Filmes

Quando?
Dia 6 de outubro (quinta-feira), às 20h

Onde?
No Theatro Guarany

Quanto?
= A entrada é gratuita, mas é sugerida a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a projetos assistenciais.

= As portas do Theatro Guarany serão abertas às 19h, mas às 18h já começa a distribuição de senhas como forma de organizar a entrada do público.

Camisteas do filme?
Ao custo de R$ 20,00, vendidas no hall do Theatro Gurany.
DVD do filme O Liberdade: R$ 20,00
DVD do filme Marcovaldo:R$ 10,00
*Na compra de dois itens terá desconto de R$ 5,00 e na compra dos três itens, desconto de R$ 10,0

Informações: (53) 9157-6663.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Moviola Filmes e os frutos de uma contínua produção

Lançamento do primeiro longa-metragem é resultado da experiência da produtora

O mês de outubro será simbólico para Moviola Filmes e marca um grande avanço na trajetória da produtora. Ontem(2) estreiou no Uruguai a minisérie La Huella de Sepé, gravada parcialmente no Brasil, em uma coprodução entre a Moviola Filmes, de Pelotas, e a Antídoto Filmes, de Montevidéu. Na mesma semana acontece a estreia do filme O Liberdade, às 20h de quinta-feira(6), no Theatro Guarany, com entrada franca. O primeiro longa-metragem da produtora é o resultado de um amadurecimento do trabalho que vem sendo feito pela equipe, desde 2007, quando quatro cabeças colocaram suas ideias em prática e literalmente, com uma câmera na mão, decidiram experimentar no campo cinematográfico.
Depois de aperfeiçoar alguns projetos, em 2010 o curta-metragem Marcovaldo sinalizou que o grupo estava no caminho certo. A participação no Festival de Cinema Sul-Americano, em Marselha, na França, no 13º Rencontres Du Cinema Sud-Américain de Marseille et Région rendeu o Prêmio do Público para curta-metragem. Marcovaldo levou também o Prêmio Especial do Júri Jovem, concorrendo com outros sete curtas da América do Sul. “Realizamos o filme sem patrocínio, nem lei de incentivo. Porém, contamos com uma equipe de 80 pessoas, com o apoio de diversas entidades locais, e o curta foi realizado também como projeto de extensão da UFPel”, observa a diretora Cíntia Langie.
O curta não parou por aí e seguiu fazendo carreira nos festivais do Brasil e do mundo, onde recebeu prêmios como o de Melhor Fotografia, em Petrópolis (RJ), Menção Honrosa em Fernando de Noronha (PE), Melhor curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas (PA), Melhor curta-metragem pelo voto do público e Menção Honrosa pela sensibilidade e pelos enquadramentos no 8º OberáenCortos, da Argentina e Melhor Música, na Mostra Gaúcha do 39º Festival de Cinema de Gramado de 2011.

Como nasceu O Liberdade
 O novo projeto da equipe é o documentário O Liberdade, que retrata a alma do mais tradicional reduto de choro de Pelotas.  Em 2008, Cíntia Langie e Daniela Pinheiro decidiram documentar o bar, para deixar registrado em vídeo um pedaço da história da cidade. “Os músicos, dançarinos, público, e a atmosfera de simplicidade e paixão que existe lá dentro - uma coisa cada vez mais rara nos dias de hoje - é algo que encanta”, observa Cíntia. Essa primeira tentativa de realizar o filme sobre o bar acabou virando pesquisa para um novo roteiro, que foi inscrito em 2010 no ProCultura e aprovado. Com direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, direção de fotografia de Alberto Alda e direção de Arte de Bianca Dornelles, o projeto aprovado no ProCultura começou a ser executado em fevereiro de 2011. O foco do roteiro é mostrar não somente o que ocorre no bar, mas levar os personagens a outras locações, retratando a cidade, seus recantos, suas paisagens. As gravações ocorreram nos meses de março e abril e o filme, pensado inicialmente como média metragem, virou um longa-metragem. O público poderá conferir o resultado na próxima quinta-feira, no Theatro Guarany, com entrada franca.

*confirma matéria especial sobre o filme na quinta-feira(6) no caderno Zoom, do Diário Popular.

Minisérie produzida em parceria estreia no Uruguai

            A estreia da minisérieLa Huella de Sepé, gravada parcialmente no Brasil em uma coprodução entre a Moviola Filmes, de Pelotas, e a Antídoto Filmes, de Montevidéu é mais um passo importante a ser comemorado. Em oito capítulos, a série será exibida pelo canal TNU - Televisão Nacional do Uruguai em horário nobre. Trata-se de um documentário bastante inovador e experimental, que mistura ficção e os registros reais de uma trupe de teatro que pesquisa a trilha do último Cacique Charrua, que viveu no Uruguai, Sepé Polidoro. Segundo o diretor da Moviola Filmes, Rafael Andreazza, a coprodução aconteceu após o contato dos cineastas uruguaios, no começo do ano. “Depois de acertada a parceria providenciamos as autorizações da Ancine para a gravação de obras estrangeiras e realizamos toda a produção da minisérie no Brasil”, explica Rafael.
A série conta a história  de três atores que buscam informações sobre Sepé Polidoro com a finalidade de fazer a montagem de uma peça teatral. Considerado um herói da Banda Oriental, o Cacique Sepé Polidoro também participou da Guerra dos Farrapos. No decorrer da investigação, guiados por distintos relatos e crônicas históricas, a trupe ultrapassa a fronteira Brasil-Uruguai em busca de informações sobre o Cacique. O oitavo capítulo da minisérie tem cenas gravadas em tradicionais pontos de Pelotas, como o Café Aquários, o Hotel Rex e Praça Coronel Pedro Osório. O documentário segue o rastro de Sepé Polidoro passando por Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Porto Alegre e Rosário do Sul. “A produtora explorou uma linguagem limítrofe entre o documentário e a ficção, e o resultado é instigante”, comenta Rafael. Ele conta que com a interação das duas produtoras cinematográficas surgiram planos de exibir a série no Brasil, além de outros projetos de coprodução Brasil-Uruguai. “Estamos abertos a propostas de exibição no Brasil, já que é um documentário bastante inovador”, resume. Os trailers da série La Huella de Sepé estão disponíveis em http://www.youtube.com/lahuelladesepe

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portões do centro de Eventos abrem às 17h30 para show do Exaltasamba

Despedida com sabor de quero mais. É nesse ritmo que o Exaltasamba chega a Pelotas na terça-feira(20), no Centro de Eventos da Fenadoce, para o show que encerra a carreira do grupo, com 25 anos de estrada. A Conexão V.P.I. informa que os portões abrirão às 17h30 e que sairão ônibus especiais, direto para o local, a partir das 18h, da rua Sete de setembro esquina General Osório. “Além disso as linhas da Gotuzzo e Cohab normalmente seguem até lá”, complementa o produtor Jarbas Mello. Ele avisa que já na entrada dos pórticos o público será avisado sobre os locais de entrada, que ocorrerão pelos dois lados do pavilhão. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada militar estarão no local garantindo a fluidez do tráfego e zelando pela segurança nos arredores do Centro de Eventos. “Como estaremos na Semana Nacional de Trânsito a PRF estará apresentando vídeos institucionais com o objetivo de conscientizar a população, além da distribuição de folheteria”, salienta Jarbas.
Uma mega-estrutura foi preparada para o conforto do público. Segundo Jarbas, além de um pavilhão anexo com praça de alimentação, serão instalados mais 15 banheiros químicos no local. “Também teremos um local específico para informações”, complementa.
O show de abertura começa às 19h30 com as bandas Showdi e Euseikitudansa. Mais tarde Péricles, Thiaguinho, Pinha, Thell e Brilhantina se despedem dos fãs da região sul em um espetáculo que promete muita emoção. O grupo que contabilizou mais de dez milhões de discos vendidos se despede com sucessos como ‘Telegrama’, ‘Viver sem ti’ e ‘Fugidinha’, entre outros. O show é uma produção conjunta de Conexão V.P.I. e Morphine.
INGRESSOS:  Os ingressos continuam à venda nas loja Vivo de Pelotas, Posto Modelo (Av. Bento Gonçalves), Farmácias Mais Econômica em Pelotas (Calçadão da Andrade Neves e Duque de Caxias) e Rio Grande e Loja Quero-quero (Praça 20 de Setembro)
Os ingressos de segundo lote de pista custam R$ 40,00 (no local será R$ 50,00) enquanto na ala VIP restam poucas unidades e os valores variam de acordo com a localização. Os preços de camarote são divididos em “A” R$ 80,00, camarote “B” R$ 70,00, camarote “C” R$ 60,00, Mezanino “A” R$ 80,00, mezanino “B” R$ 70,00, mezanino “C” R$ 60,00 e mezanino “D” R$ 50,00. O show tem classificação para maiores de 14 anos. O estacionamento do Centro de eventos custa R$ 8,00 e contará com equipe de seguranças no local.



Serviço:

Show Exaltasamba - 25 anos de carreira

Quando?
Dia 20 de setembro, no Centro de Eventos da Fenadoce
- abertura dos portões às 17h30
- show de abertura às 19h30 com as bandas Showdi e Euseikitudansa
- ônibus especiais, direto para o local, a partir das 18h, saindo da rua Sete de setembro esquina General Osório

Locais de venda?
Loja Vivo de Pelotas, Posto Modelo (Av. Bento Gonçalves), Farmácias Mais Econômica em Pelotas (Calçadão da Andrade Neves e Duque de Caxias) e Rio Grande e loja Quero-quero (Praça 20 de Setembro).

Valores?

- Pista R$ 40,00 (no local R$ 50,00);
- Área VIP:  esgotados
- Camarote “A” R$ 80,00, camarote “B” R$ 70,00, camarote “C” R$ 60,00, Mezanino “A”
- Mezaninos: mezanino “A” R$ 80,00, mezanino “B” R$ 70,00, mezanino “C” R$ 60,00 e mezanino “D” R$ 50,00.
- estacionamento privativo: R$ 8,00
*O show tem classificação para maiores de 14 anos.


Etapa de Bagé do 6º Circuito Ecosul de Atletismo é transferida para outubro

Inscrições seguem abertas nas unidades do SESI ou pela internet


A etapa de Bagé do 6º Circuito Ecosul de Atletismo foi transferida para o dia 1º de outubro, na Pista do 3º RCMec. As provas aconteceriam sábado(17), mas em virtude da previsão de chuva para região da Campanha a comissão técnica, liderada pelo coordenador de esporte e lazer do SESI Milton Soares, decidiu por adiar a data. “Com a previsão da meteorologia indicando tempo instável é mais prudente que as provas sejam realizadas em data posterior”, avaliou Milton.
Com mais de cem atletas já confirmados, as inscrições da etapa Bagé prosseguem até o final do mês. As fichas estão disponíveis nas secretarias do SESI de Pelotas (avenida Bento Gonçalves, 4825), Bagé (avenida Espanha, 287) e Rio Grande (rua Mal. Floriano Peixoto). As inscrições custam R$ 3 por atleta e no dia da competição, cada um deverá doar 1 Kg de alimento não-perecível (arroz, feijão, farinha de trigo ou massa) para o Banco de Alimentos de Pelotas.
As provas da terceira etapa do Circuito são nas modalidades dos 100m rasos, 400m rasos, 1.500m rasos, 5.000m rasos, Revezamento 4x100m, Salto Triplo, Lançamento do Disco, Arremesso do Peso e 1.500m rasos para Deficientes visuais. O Circuito Ecosul de Atletismo é uma ação de responsabilidade social da concessionária e integra o calendário oficial da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul – Faergs. Mais informações podem ser obtidas no SESI Pelotas pelo telefone (53) 3222.7060 ou e-mail: lazer.pelotas@sesirs.org.br.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

QUINZENA GASTRONÔMICA 2011 - COMUNICADO

Depois de avaliar a operação da edição 2011 da Quinzena Gastronômica de Pelotas, inicialmente programada para ocorrer de 8 a 23 de outubro, convocamos uma reunião com os estabelecimentos participantes da edição passada para expor as dificuldades de captação de recursos para a produção e divulgação do evento com a mesma qualidade e representatividade conquistada desde 2004, ano da estréia da promoção.

O plano de vendas de quotas de patrocínio foi distribuído entre patrocinadores em potencial, agências e secretaria municipal de turismo. A única resposta positiva foi do nosso parceiro JOSAPAR que patrocinou TODAS as sete edições anteriores com a marca Tio João.

Quinze, dentre trinta restaurantes convocados, avaliaram conjuntamente a situação e propuseram algumas ações emergenciais para viabilizar a operação, inclusive comprometendo-se a arcar com parte do investimento. Novos contatos foram feitos sem resultados concretos.

Vale dizer que, para divulgação, o jornal Diário Popular e a Satolep Press - Assessoria de Imprensa - abriram espaço para negociação visando à execução do plano de mídia com valores reduzidos.

Depois de executar as ações efetuadas por decisão conjunta, tivemos a adesão de inferior a 20 restaurantes, que fere o conceito de representatividade do projeto. Entendemos as razões particulares dos empresários, visto a elevação do custo de participação.

Pelos motivos supracitados, decidimos que a Quinzena Gastronômica não ocorrerá, preservando nossas relações com restaurantes, patrocinadores, imprensa e, principalmente, o público que sempre prestigiou transformando-a em sucesso desde 2004.

É muito difícil para nós, como empreendedores, desistir de um sonho. Por isso a partir de agora estaremos empenhados em dar a largada para a Quinzena Gastronômica 2012, ano do bicentenário da cidade, entre 1º e 16 de setembro.

Agradecemos a todos que compreenderam as dificuldades e se empenharam em tentar nos auxiliar a superá-las.  Em especial a JOSAPAR, com a certeza que continuaremos lado a lado buscando qualificar a gastronomia da região.

Ao público que costuma freqüentar ainda mais os restaurantes durante esse período, sugerimos prestigiar os estabelecimentos que já comprovaram qualidade em produtos e serviços nas Quinzenas anteriores.

Pelotas, 14 de setembro de 2011

FELIPE LANG & SADY HOMRICH

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Moviola Filmes prepara lançamento do longa-metragem O Liberdade

Depois do lançamento de Marcovaldo, a Moviola Filmes prepara a estreia do filme O Liberdade, que acontece no dia 6 de outubro, às 20h, no Theatro Guarany, com entrada franca. O primeira longa-metragem da produtora procura retratar um tradicional reduto de choro localizado em Pelotas, no sul do país – o bar e restaurante Liberdade. “Um longa sempre foi uma meta da Moviola, mas pensávamos em fazer isso mais adiante, nos próximos anos”, conta Rafael Andreazza, que divide a direção do filme com Cíntia Langie.
Com a aprovação do projeto no Fundo Municipal de Cultura de Pelotas (ProCultura) o trabalho iniciado em 2008, pensado inicialmente como um curta-metragem, foi retomado. O Liberdade está em fase de finalização e devido a grande quantidade de imagens e de histórias transformou-se em um documentário de 71 minutos sobre a paixão pela música.
O chorinho do Liberdade acontece há quase quatro décadas e, por isso, o documentário investiga o segredo desse bar e dos personagens que circulam por lá. "É um projeto que sempre quisemos fazer, pela riqueza que existe na história do bar, no que acontece lá e com aquelas pessoas. Cada um a sua maneira, serve como exemplo de simplicidade e paixão pelo que fazem”, resume Cíntia Langie.
Rodado durante os meses de março e abril em Pelotas, o documentário mostra não só o que ocorre nas quatro paredes do bar, mas saiu em busca de novos cenários e teve cenas gravadas em diferentes pontos da cidade, como Theatro Guarany e Arroio Pelotas, entre outros. Além dos tradicionais nomes da casa, como Avendano Jr. e Milton da Costa Alves, o filme conta com a participação de Vitor Ramil, Sonia Porto, entre outros.
CAMISETAS – Para alavancar os preparativos do lançamento o Moviola Filmes desenvolveu camisetas, criadas por Renato Cabral a partir dos desenhos de Bianca Dornelles. Os interessados podem procurar as camisetas no próprio Bar Liberdade (Rua Mal. Deodoro 753) ou no Café Monjolo (Rua Conde de Porto Alegre esquina Alberto Rosa), e adquiri-las ao preço de R$ 20,00. Encomendas podem ser feitas pelo telefone (53) 9157-6663.
O Liberdade foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Pelotas (ProCultura) e conta com apoio cultural de A Vapor Estúdio, Abastecedora Ikoporã, Ksa Imobiliária, Modern English Rio Grande, Cervejaria Devassa, Frigorífico Castro, Produtora In Cena e Theatro Guarany.

Serviço:

O que?
Lançamento do filme O Liberdade, da Moviola Filmes

Quando?
Dia 6 de outubro, às 20h

Onde?
No Theatro Guarany

Quanto?
A entrada é gratuita, mas é sugerida a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado aos projetos assistenciais coordenados pela Irmã Assunta.

Camisteas do filme?
Ao custo de R$ 20,00

Pontos de venda:
- Bar Liberdade: Rua Mal. Deodoro, 753
- Café Monjolo: Rua Conde de Porto Alegre esquina Alberto Rosa
- Encomendas: (53) 9157-6663.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estão abertas as inscrições para etapa de Bagé do 6º Circuito Ecosul de Atletismo

Provas acontecem na pista do 3º RCMec no dia 17 de setembro


Já estão abertas as inscrições para a etapa de Bagé do 6º Circuito Ecosul de Atletismo que acontece dia 17 de setembro, na Pista do 3º RCMec. As fichas de inscrição estão disponíveis nas secretarias do SESI dos de Pelotas (avenida Bento Gonçalves, 4825), Bagé (avenida Espanha, 287) e Rio Grande (rua Mal. Floriano Peixoto). O coordenador de esporte e lazer do SESI, Milton Soares, informa que as modalidades das provas serão 100m rasos, 400m rasos, 1.500m rasos, 5.000m rasos, Revezamento 4x100m, Salto Triplo, Lançamento do Disco, Arremesso do Peso e 1.500m rasos para Deficientes visuais. “Cada atleta poderá participar de no máximo três provas indistintamente”, salienta Milton.
Desde o ano passado o circuito integra o calendário oficial da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul – Faergs. As inscrições custam R$ 3 por atleta e no dia da competição, cada atleta deverá doar 1 Kg de alimento não-perecível (arroz, feijão, farinha de trigo ou massa) para o Banco de Alimentos de Pelotas. As etapas seguintes serão dia 15 de outubro na Pista Municipal de São Lourenço do Sul e dia 12 de novembro, no Parque do Sesi, em Pelotas. O Circuito Ecosul de Atletismo está na sexta edição e desde o começo teve e tem como principal objetivo suprir uma lacuna nas competições esportivas da Região Sul.  Para mais informações os atletas podem contatar o SESI Pelotas pelo telefone (53) 3222.7060 ou e-mail: lazer.pelotas@sesirs.org.br.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Chasque vai de Guaíba a Piratini com cavaleiros revivendo a saga dos farrapos

Crédito: Divulgação
Um grupo formado por dez cavaleiros revive desde terça-feira(30) os passos dos heróis farroupilha trilhando estradas interioranas, margeando a Lagos dos Patos e levando na garupa a alma das tradições gaúchas. A Cavalgada Cultural do Chasque no Caminho Farroupilha tem a missão de percorrer oito cidades, chegando a Piratini no dia 11 de setembro, para entregar o chasque ao Governador Tarso Genro.
Os integrantes da Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce, presidida por Carlos Gonçalves, partiram de Guaíba na terça-feira(30), onde ocorreu uma cerimônia junto ao Cipreste e a Casa de Gomes Jardim, um dos líderes da Revolução Farroupilha. “Ali foram traçadas as estratégias finais para invasão à Porto Alegre, em 1835”, informa Carlos. Foi também naquela casa que posteriormente faleceu o General Bento Gonçalves, acometido de problemas pulmonares. O roteiro inclui ainda as cidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Canguçu e Piratini, a Capital Farroupilha. Durante o percurso novos cavaleiros estarão integrando o grupo.
Hoje(31) eles estão cruzando os municípios de Barra do Ribeiro e Tapes e amanhã(1º) chegam a Arambaré. Nas margens da Lagoa dos Patos, os cavaleiros visitarão o local onde ocorreu o desembarque das tropas imperiais comandadas pelo célebre Moringue. O grupo passa ainda por Camaquã e chega a São Lourenço do Sul na sexta-feira(2), onde acampam na localidade do Boqueirão, em uma fazenda que pertenceu a um primo do General Bento Gonçalves, na zona rural da cidade. “Era um local de suporte das tropas, onde eram repostos suprimentos e carne para os farrapos”, complementa Carlos. Na segunda-feira(5) os cavaleiros já estarão em Canguçu, onde pernoitam no CTG Sinuelo e de lá seguem para Piratini, onde estará instalado o Governo do Estado.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Juliana Spanevello recebe homenagem de sua cidade natal

A cantora Juliana Spanevello receberá homenagem da sua cidade natal, Faxinal do Soturno, na próxima quarta-feira(10), como reconhecimento a projeção do ao seu trabalho à todo o país através da indicação ao Prêmio da Música Brasileira. A cerimônia acontece às 19h, no Esporte Clube Cruzeiro, e integra a III Semana da Câmara de Vereadores do município. A distinção partiu do Executivo e Legislativo de Faxinal do Soturno.
Juliana concorreu em julho, no rio de Janeiro, à categoria de melhor Cantora Regional do prêmio, ao lado de Elba Ramalho e Margarete Menezes. A indicação veio através de seu mais recente CD, "Pampa e Flor", que já havia obtido as indicações de melhor álbum e de melhor intérprete no Prêmio Açorianos de Música.
O prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner, ressalta o orgulho dos conterrâneos com o trabalho de Juliana. “Com o dom da voz que Deus lhe deu, ela sempre se dedicou à música, participando em festivais nativistas e levando junto o nome de Faxinal do Soturno”, destacou. Para ele, o entusiasmo pelo canto e pelas tradições lembra muito os imigrantes italianos que chegaram na Quarta Colônia e fixaram suas raízes na região. “Ela é puro talento e motivo de orgulho para todos faxinalenses’, resume.

Alunos de Canguçu recebem amanhã(09) palestra sobre meio ambiente

Alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Meskó, na zona rural de Canguçu, recebem amanhã(9), às 9h, a palestra do analista de sustentabilidade da Ecosul, Murilo Heidrich com foco nas ações de meio ambiente desenvolvidos pela concessionária. A atividade integra a Semana de Valorização da Vida, da Família e do Estudante. Na semana passada Murilo apresentou aos alunos de Candiota as ações da empresa, certificada nas normas internacionais de Qualidade e Meio Ambiente através das Certificações ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.
AVALIAÇÃO - A aluna da Escola Estadual Seival, de Candiota, Taiane Oliveira, que cursa a 7ª série, avaliou a palestra como dinâmica e construtiva. “Contribuiu para conscientizar o grupo sobre os problemas do lixo através de exemplos do cotidiano, que nos ajudam a enxergam a importância de certas ações”, resumiu. Para integrante da OSCIP Vigilantes Ambientais, Ketleen Grala, a parceria com a Ecosul colabora com informações importantes para o cotidiano do grupo. “Ilustra com trabalhos práticos, realizados pela concessionária e suas ações de responsabilidade social”, resume. Os profissionais do Setor de Sustentabilidade da Ecosul participam de diversas atividades realizadas pela comunidade dos municípios localizados no Polo Rodoviário de Pelotas.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Reciclagem será tema de palestra para alunos de Candiota


O analista de sustentabilidade da Ecosul, Murilo Heidrich, palestra amanhã(06), ás 9h30, para um grupo de alunos da Escola Estadual Seival, de Candiota, que participam do projeto Vigilantes Ambientais. A atividade tem como tema “Lixo e Reciclagem e Vandalismo”, e integra o programa de Educação Ambiental da OSCIP Vigilantes Ambientais. Segundo Murilo, funcionário do Setor de Sustentabilidade da concessionária, a palestra será dinâmica, mostrando aos jovens a importância da sustentabilidade ambiental. A Ecosul está certificada em normas internacionais de Qualidade e Meio Ambiente através das Certificações ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 o que credencia a empresa em ambos os Sistemas de Gestão.
Durante o encontro ele estará abordando os projetos de sustentabilidade desenvolvidos na concessionária. “Além do Ecoviver, que é voltado à estudantes, mostraremos iniciativas como o controle de resíduos sólidos, campanha de reciclagem de pilhas e baterias, entre outros projetos que a Ecosul prioriza na área ambiental”, informou Murilo. Para integrante da OSCIP Vigilantes Ambientais, Ketleen Grala, a contribuição estará enriquecendo o trabalho desenvolvido na região.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Obra da nova ponte sobre o Arroio Passo do Pinto está em andamento na BR 116

      A Ecosul dá início a uma nova fase de trabalhos na ponte sobre o Arroio Passo do Pinto, no km 469, da BR 116, em São Lourenço do Sul. Após a aprovação do projeto executivo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e da obtenção das licenças ambientais, a concessionária informa que começa a demolição da estrutura remanescente para o imediato início da nova obra de arte, maior e mais alta que a anterior. A nova ponte será construída com recursos do pedágio, e o período de execução de toda a obra deverá durar seis meses, sendo sua conclusão prevista para o final de janeiro de 2012.
O gerente de engenharia da concessionária, Ubajara Lopes Bastos informa que a ponte terá 75 metros de comprimento e 11,50 metros de largura. “A nova estrutura também será cerca de 4 metros mais alta”, detalha. A ponte anterior, que teve parte de sua estrutura levada pela enxurrada de março, tinha 52 metros de comprimento e 10,20 metros de largura. Ele salienta que com o novo projeto será preciso aumentar os aterros existentes em altura e extensão, com o objetivo de encaixar a pista existente na nova estrutura. “Estes aterros serão ampliados cerca de 200 metros para cada lado”, explica.
        As etapas de execução do projeto estrutural estão em pleno andamento e o engenheiro informa que já foram confeccionadas as 15 vigas de concreto pré-moldadas que servirão como base da superestrutura da obra para apoio da laje da nova pista de rolamento. “Estas vigas foram produzidas em Porto Alegre e estão aguardando a execução das fundações e pilares para serem transportadas até o local da obra”, complementa.
        FASE OPERACIONAL – Durante a obra da nova estrutura, paralelamente será executado o prolongamento do atual desvio para que os novos aterros (mais altos) sejam executados sem interferir diretamente no fluxo de veículos. Com o objetivo de garantir a fluidez de tráfego naquele trecho da BR 116, o Setor de Operações da Ecosul estará sinalizando o local e orientando os motoristas das alterações executadas. “Este desvio prolongado deverá ser utilizado a partir do final de novembro, ficando em operação até o término da obra previsto para final de janeiro”, ressalta o gerente de atendimento ao usuário, Elio Nogueira. 
HISTÓRICO – Parte da ponte sobre o Arroio Passo do Pinto foi levada pela enxurrada que atingiu a região em março. Com a intenção de restabelecer o tráfego o mais rápido possível a Ecosul construiu rapidamente um desvio emergencial, enquanto os trâmites legais para construção de uma nova estrutura tinham andamento. Este desvio emergencial, inicialmente com cerca de 180 metros de extensão, recebeu cerca de vinte mil toneladas de pedras, pavimentação e completa sinalização, além da execução de um bueiro triplo celular de concreto (3 m x 1,50 m). No local foi instalada uma câmera de monitoramente disponibilizando aos usuários o acesso das imagens através do site da concessionária.



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Joca Martins é o entrevistado de Tânica Carvalho hoje na TVCom

O cantor Joca Martins é o entrevistado de hoje(21) no programa de Tânia Carvalho, às 17h, na TVCom. A apresentadora recebe o músico pelotense para falar dos seus 25 anos de sucesso na estrada do nativismo. Joca gravou recentemente, na Charqueada Santa Rita, em Pelotas, o CD e DVD que marcam a tão importante data. Ele também irá contar um pouco sobre a origem do bordão “Aí que eu me refiro”, que acabou virando febre nas mais diversas gerações e hoje conta com uma linha exclusiva de artigos estampando a frase-marca do cantor.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Revista Ecosul destaca museus da região


A nova Revista Ecosul apresenta a diversidade de museus da região sul na edição de julho/agosto da publicação. A matéria de capa apresenta uma sugestão de roteiro para quem viaja pelo Pólo Rodoviário de Pelotas. Para traduzir um lugar com fidelidade é preciso conhecer a essência de sua memória, por isso a matéria de capa apresenta depoimentos como o da advogada pelotense Marilene Bohmer, que elegeu o Museu da Baronesa  para apresentar a cidade ao namorado francês, Pierre Barre. “Quando estive na França ele me levou ao Louvre e agora retribuo mostrando um pouco da história da minha cidade”, contou Marilene. Para Pierre, que vive na cidade de Tours - conhecida pelos belos castelos que caracterizam o lugar – visitar uma cidade que traz na história os traços europeus é muito aconchegante. “Começamos pelo museu, local que é ponto de partida para visitarmos os demais pontos turísticos da cidade”, disse Pierre.   
De acordo com dados do Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), órgão da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 330 museus estão cadastrados. No Guia de Museus, a região do Polo Rodoviário de Pelotas está na 7ª região museológica, que abrange as cidades do litoral sul e sudeste da metade Sul, e conta com um total de 58 museus, sendo que destes, 36 são cadastrados no SEM. Para os adoradores da arte contemporânea o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo também é roteiro obrigatório. Em São Lourenço do sul o foco é a cultura dos imigrantes que povoaram o local e hoje integram o acervo do Museu Histórico de São Lourenço do Sul, e Casa Hartmeister, no Caminho Pomerano.
Ainda nesta edição a história de Hugo Munchow que aos 84 anos é um exemplo de vida nas estradas. Com 63 anos ao volante, ele conta a história do menino que sonhou em ser caminhoneiro e em seis décadas de trabalho nas estradas nunca sofreu um único arranhão. A Revista Ecosul tem tiragem de 12 mil exemplares e é distribuída gratuitamente nos SAUs da Ecosul na BR 116 e BR 392.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Joca Martins e seus 25 anos de estrada: bastidores das gravações

Durante três dias os mais diferentes acordes invadiram a centenária Charqueada Santa Rita, em Pelotas. A propriedade construída em 1826 foi o lugar escolhido pelo músico Joca Martins para gravação do CD e DVD que marcam os seus 25 anos de carreira.
Um momento especial merecia um cenário a altura do talento do cantor. E foi em meio a resquícios da história que deu origem à Pelotas, que Joca reescreveu sua trajetória. A atmosfera repleta de instrumentos, câmeras, luzes, brincadeiras, emoções e muita música reuniu de terça a quinta-feira um seleto grupo de convidados do cantor. Com a dedicação que lhe é característica, Joca Martins gravou um material inédito, que traduz a alma dos seus 25 anos de estrada. 
A expectativa da Gravadora Acit é que o Cd chegue ao público em setembro e o DVD tenha lançamento em dezembro. Enquanto isso, apresentamos um ensaio fotográfico sob a lente da fotógrafa Miza Limões. Em breve mais imagens!

 Cenário escolhido: Charqueada Santa Rita
 Ensaio no calor da lareira
 Espelho, espelho meu!
 Violoncelo nativista
 Juliana e Maria Rita, as desbravadoras
 Silêncio, gravando!
 Sábio do Mate
 Pampa...
 ...e Flor!
 Museu do charque também é cultura
 A amizade é o que vale nessa vida
 Percussão e diversão

 Aprendiz de princesa
 Sabe simplesmente tudo: Negrinho Martins
 Nos acordes do amor
 Mate, retrato e muito papo
 Ajustes finais
 Talento no sangue dos Martins: D´Mart


 Suavidade...
...requinte...
...e emoção!